Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Grande falácia

O vale tudo na campanha eleitoral 2014, vem ganhando contornos inaceitáveis, beirando a irresponsabilidade, por parte de algumas pessoas, ditas conservadoras, detentoras de cargo eletivo de relevância em nosso país, reporto-me ao Senador Blario Borges Maggi (PR), que em um site renomado da capital, disparou uma verdadeira pérola, “Aécio Neves sacrificará agronegócio caso seja eleito”, para com isso Senador, apesar do carinho e apreço que tenho por Vossa Excelência, suas palavras ecoam como a de um cabo eleitoral e, não como a de um Senador da República. O senhor sabe melhor que ninguém, que o nosso Estado tem vocação agropecuária, voltada para agricultura de exportação, nas chamadas commodities, uma delas se desponta a soja, a qual o senhor conhece muito bem, diga-se de passagem. Portanto, caso vença, A ou B, o agronegócio será mantido em nosso Estado, pois os grãos representam a nossa economia de mercado.

A efervescência da campanha  eleitoral 2014 começa a causar desespero tanto para um lado como para outro;  nesta reta final, surgirão fatos novos e, colocações improcedentes e infundadas, porém quando estas acontecem no campo das elucubrações ainda é aceitável. Agora, quando se trata de coisa séria, na qual uma pessoa faz ilação a respeito de um tema relevante,  como a questão do agronegócio em Mato Grosso, ai, a coisa muda de figura.

Minha colocação tem como conotação o posicionamento, em um dos renomados sites da Capital, no qual, o Senador da República, Blairo Borges Maggi (PR), exercendo sua liberdade de expressão, diz mais uma pérola, “Aécio Neves sacrificará agronegócio caso seja eleito” discordamos desta colocação meramente eleitoreira, na tentativa de desconstruir a campanha do seu adversário político, Aécio Neves (PSDB).

Entre tantos produtos de origem vegetal, a soja vem se destacando, através de sua comercialização no mercado externo, com uma grande rentabilidade, em função dos preços elevadíssimos de mercado, nosso Estado se desponta na produção dessa oleaginosa.

A soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimentos tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, o uso da commodity soja, acontece pela questão do solo e pela periodicidade das chuvas, que é um fator determinante na produção dessa oleaginosa, altamente rentável.

Existe um dado com relação à soja, em nosso Estado que nos enche de orgulho e satisfação, estamos ranqueados como maior produtor de soja do país. Nem por isso devemos descuidar de uma fiscalização intensa  através dos órgãos competentes, para que possamos fazer um acompanhamento, do manejo e da produção dessa oleaginosa, pois mesmo com técnicas evoluídas de plantio e colheita, tem que fiscalizar intensamente, para que tal atividade agrícola, não venha comprometer os rios, através da  contaminação de suas nascentes e, que o agrotóxico e os fertilizantes, não cheguem aos cursos d’ água, como também não venham atingir o lençol freático (isto é sustentabilidade).

O alto preso dessa oleaginosa se deve ao fato, da mesma ter uma boa aceitação no mercado exterior através da commodity, a soja tem uma importante participação nas exportações brasileiras, quinze por cento do total produzido no Brasil, é destinado à exportação exterior, o que representa sete por cento do total exportado pelo país.

Pare o mundo, quero descer

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet