Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Showdré

A intensidade da existência. A perplexidade da ausência. A existência da ausência. Mas pode ser a ausência da existência. Sendo intenso, já compensa. Tudo isso nos deixa perplexos. Menos para Antonio Sodré. Para o Sodrezinho tudo era difácil (ou seria tudo mais fácil, se não fosse tão físsil).

Intensidade em versos curtos que poderiam significar muito. “Marlene, Marlene, você mora no meu coração”. É um blues. Pode ser cantado para qualquer mulher: Joanas, Patrícias, Eunices, Marias. Basta repetir, especialmente no violão de um ou dois acordes, e na voz estridente do Sodrezinho. Pronto. Ali tem-se uma declaração completa de amor - ainda que amor incompleto, repleto ou de boteco.

Existência consciente – e vanguardista – em outro blues: “Meu lado humano não acompanha o tecnológico / Ciência, sem consciência...”.

No último sábado, perdi a consciência, quando li, já de noite, que Antonio Sodré, o Poeta da Transmutação, havia partido, fazendo o que mais sabia fazer: poesia. Reminiscências. Fechei os olhos e o vi recitando, cantando, dançando, vendendo livros usados nos corredores da UFMT, na década de 90, nos eventos culturais que fazíamos quando fui do DCE, os chamados happy-hours, com sotaque cuiabano.

Desde que sai da UFMT, via-o muito pouco. Algumas vezes caminhando entre o Pedregal, via Jardim Itália, e a Uniselva. Uma vez parei e ofereci-lhe carona. Aceitou. Noutra, recusou, dizendo que queria caminhar. Caminhante! Devagar, pari-passu com o próprio caminho. Onde vai dar? Ah, essa nossa mania que desejar tudo sob nosso controle! Apenas caminha, o caminhante!

A partida do Sodrezinho me impede de realizar um dos meus grandes sonhos; organizar um show baseado na sua existência, que se chamaria Showdré. Abrem-se as cortinas. Canhões de luz são lançados sobre o centro do palco. A banda inicia um blues. Só o baixo ponteia. Entra a voz do Sodrezinho, mansa, com o palco vazio. “Meu lado humano / Meu lado humano / Meu lado humano...”. Depois entra o Sodré, e nesse quadro a banda para. Sodré deixa a música de lado e recita um de seus versos. Ao fundo, com uma luz secundária, seu irmão Adir inicia uma das suas fabulosas performances diante da tela branca. Começa o show do Antonio Sodré. Começa assim o Showdré que sonhei...

Mas ele partiu. Sem ele, o show que imaginei não é possível. Já tinha lhe contado desse meu sonho, nos tempos da UFMT. Perdão, amigo. Carregarei o peso dessa promessa não cumprida.

Leio no blog Tyrannus Melancholicus (http://tyrannusmelancholicus.blogspot.com/) que Sodré se foi caminhando em sua poesia, intenso. Enfartou quando escrevia: “Nada a ver / Tô sem TV / Quem sente ciúmes não ama, possui / Paredes comuns têm ouvidos / mas as de vidro têm olhos / O sol surgiu depois da chuva / pra secar meu coração”.

Sou besta com morte. No fundo, algumas mortes acho-as bestas. Para mim o Sodrezinho não morreu. Está apenas caminhando. Por um caminho pelo qual talvez eu nunca mais o encontre para oferecer-lhe carona. Mas, quem precisa de tv ou de carro, se deixa pegadas de versos, se caminha na imaginação, se vive de poesia – e na poesia?!

(*) KLEBER LIMA é jornalista em Mato Grosso. E-mail: kleberlima@terra.com.br.

OLHO:



“Sodrezinho não morreu.

Caminha na imaginação.

Deixa pegadas de versos.

Vive de (e para a) poesia.

Mas, pra mim, tudo seria

fácil se não fosse tão físsil”

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet