Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

A Epopeia, uma eleição e Chesterton

O que me motiva a escrever o presente artigo, é a conclusão da leitura do Livro “Hereges” de G.K Chesterton e a introdução ao pensamento ortodoxo e conservador do autor, ao que confesso que seu denso conteúdo trouxe uma mudança de percepção pessoal de certos fatos que outrora não percebia.

 Entre os fatos que observo sob o prisma da lição da mencionada obra de Chesterton, é o momento eleitoral em que vivemos, mais precisamente as eleições para os cargos legislativos do Estado do Mato Grosso, seja para representante(s) do Parlamento Estadual, seja entre os candidatos para a representação na Câmara Baixa(Câmara dos Deputados) e Câmara Alta(Senado Federal). Há certo tempo observo um grupo de candidatos que estão concorrendo , sem a utilização de qualquer fundo público a que tem direito, sem a estrutura partidária tradicional, buscando realizar sua campanha com recursos financeiros próprios ou de apoiadores voluntários.

Este grupo ainda apresenta propostas e compromissos claros, quanto à abnegação de privilégios, abro um aposto explicativo para dizer que a classe política vigente e algumas “castas” de servidores públicos denominam de “DIREITOS”, tais como: a)Redução das despesas de gabinete; b)Contra a utilização de carros oficiais, entre outras medidas austeras.

A prática da campanha deles aliado às suas propostas claramente desafiam os demais candidatos que não romperam com o que muitos denominam “política tradicional”, estes desafiantes são FRACOS, não em sentido moral ou mesmo ético, mas em decorrência de sua estrutura partidária, de suas proposições austeras, seus adversários são diametralmente opostos e portanto são FORTES. Visto que são FRACOS os novos candidatos são CORAJOSOS, por enfrentarem um adversário PODEROSO E FORTE, neste sentido faço a primeira citação à G.K. CHESTERTON: “ O forte não pode ser corajoso. Somente o fraco pode ser corajoso; e,mais uma vez, na prática, somente aqueles que podem ser corajosos são confiáveis, em tempos de dúvida, para serem fortes.(...) É a primeira a lei da coragem prática. Estar do lado mais fraco é estar na escola do mais forte”.(CHESTERTON, G.K;”HEREGES”, 3ª Edição; Editora Ecclesiae página 101)

A posição mais FRACA dos destemidos candidatos é realçada por sua CORAGEM em desafiar os candidatos “tradicionais” em posição claramente FORTE, não poderia eclipsar a narração bíblica de David contra o gigante Golias que pode ser meditada a partir da narração da dimensão do gigante em 1 Samuel a partir do versículo 4.

A obra grega Odisséia, um importante romance de característica de epopeia, narra o retorno de Odisseu ou Ulisses à ilha de Itaca, após a Guerra de Tróia, junto à Ulisses, seus companheiros passam por vários percalços e desafios, enfrentando inimigos mais poderosos e superiores(Poseidon, O Ciclope Polifermo, Feiticeiras, o Submundo de Hades, Amazonas,etc), mas ao final há o triunfo de Ulisses e dos companheiros(ainda que mortos).

Outra característica diferencial  é a maneira que os novos candidatos apresentam-se como pessoas comuns, de propósitos claros, ao contrário de utilizarem um subterfúgio comum aos candidatos “tradicionais” qual seja a de apresentarem-se como Grandes Líderes, neste momento realizo a segunda intervenção para citar CHESTERTON: “os homens confiam em homens comuns porque confiam em si mesmos. Mas os homens confiam em grandes homens porque não confiam em si mesmos. E assim, a adoração de grandes homens sempre aparece em tempos de fraqueza e covardia. Não ouvimos falar de grandes homens até o momento em que todos os homens sejam minúsculos.” CHESTERTON, G.K;”HEREGES”,ob citada,página 257)

A vitória de candidatos “tradicionais” que apresentam-se como “grandes líderes” certamente será uma vitória de Pirro, mas a vitória desses desafiantes novos e corajosos certamente será principalmente na Virtude de suas Propostas, na Virtude de sua campanha o qual destoa da opulência e “grandeza” de seus concorrentes, alias consta no brasão do Estado do Mato Grosso: “VIRTUTE PLUSQUAM AURO”

Este artigo é dedicado à Ulysses Morais, Heitor Santana, Antonio Carlos, Flávio Müller, Juliana Lobo, Andrea Adorno, Vanessa Tomizawa, Eduardo Dossa, Roberta Lange, Emerson Ribeiro, Feliciano Azuaga, Paulo Henrique Grando, Waldir Caldas, Marcos Fernandes e Rogério Pimenta.
 

Juliano Rafael Teixeira Enamoto é Católico, Procurador na Câmara Municipal de Sapezal, formado em Direto pela Universidade Federal de Rondônia.

 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet