Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Juízes e políticos

Há no Brasil diversos movimentos que provocam e efetivam ocupações de terra. Existe a cada ano a evolução desses movimentos de cidadãos promovendo as invasões e, muitas vezes produtivas.

Sugerimos aos candidatos que, antes de lançarem suas candidaturas, visitem o Fórum Desembargador José Vidal. É justamente no gabinete da 2ª Vara Cível – Vara Especializada em Direito Agrário, que os pretendentes a servir o povo entenderão o que representa árduo trabalho e tratar a sociedade com mais justiça.

Há na antessala tanto da secretaria quanto do gabinete do juiz cidadãos simples, mas os olhares sempre atentos, enquanto outros detentores de celulares da última geração, indumentárias importadas são detentores de posturas que procuram evidenciar seguranças para os clientes. Contudo por outro lado sempre afirmam “cabeça de juiz ninguém conhece, e só depois da sentença".

Adentrando na sala em que se depara com muitos processos, alguns já estão até anexados em barbantes. Os olhares dos servidores são: calmos, seguros e serenos. Mas, notar-se-á que existem muitas preocupações em ater-se nas linhas e entrelinhas. Estes lançam mãos em todos os objetos que representam a verdade, ou seja, provas e nunca meias palavras. Penumbra não existe na Vara Agrária.

Quando deparamos com o Juiz, este terá a iniciativa de inclinar-se para ouvir o cidadão, num contexto de construir alternativas para perfeição.

O juiz e assessores ficam ladeados das partes, e, atentos ao aprendizado de cada documento e movimento, tudo para que exista julgamento humanista.  Nesse contexto de postura, entre atos e fatos reconhece-se a importância do julgamento cristalino.
Desde então, é relevante que, todos os políticos antes de assumirem seus mandatos, deveriam ampliar seus conhecimentos pelos menos por seis meses ao lado de juízes.
Quantos processos a serem examinados e reexaminados.

Será que, os políticos carregam e leem tantos comprovantes de interesse do cidadão? 
Somente acompanhando o cotidiano do sofrimento de cada cidadão, os senhores eleitos poderiam administrar melhor os recursos dos impostos que são pagos com suor do nosso trabalho.

O político que fizer estágio na sala de um juiz estará apto para assumir responsabilidades da sociedade.

Os juízes não estão preocupados com: perfume barato e nem caro. Todos recebem o mesmo tratamento. Isto os políticos deveriam fazê-lo: Todos são iguais perante a lei. 
Nos gabinetes aprendemos a ter outros olhares para construir novos canais de comunicação para a sociedade. Políticos visitem o fórum.
 

GRACI OURIVES DE MIRANDA é professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP.  Especialização História Social - UFMT. Curso - USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos - UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 - obra científica
go.miranda@uol.com.br
 
 

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet