Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Diário de um Vereador

Este é o singelo diário de um vereador comum da cidade de Ritalina do Norte, a segunda maior cidade do Estado de São Gardenal.
 
Dia 1 – Segunda-Feira
 
Querido Diário, hoje acordei às 10h da manhã. Apesar de ser segunda, ninguém trabalha na Câmara, por isso aproveitei para ver com o pessoal das empresas de ônibus se o esquema estava de pé. Graças a Deus estava, então metade da verba para minha reeleição está garantida. Aproveitei também para almoçar naquele restaurante caríssimo com o presidente da câmara (assim a conta vai pra Câmara) pois a gente precisava acertar o valor da mesada para eu votar em um projeto de interesse do prefeito. Graças a Deus o mensalinho também ficou acertado.
 
Dia 2 – Terça-Feira
 
Querido Diário, hoje tive que acordar quase de madrugada, às 9h. Era para ter sessão hoje, mas faltei, afinal, eu tinha coisa mais importante para fazer. E ninguém desconta falta mesmo. À tarde liguei para uns colegas sugerindo a criação um projeto para compra de carros oficiais, contratação de motoristas comissionados e compra de um Macbook para cada um dos vereadores. Merecemos, trabalhamos muito (a nosso favor, claro). A noite fui naquele bairro fuleiro, sem asfalto, sem água encanada e com gato na rede de energia em toda parte, em que a maioria dos meus eleitores moram. Era para bater uma bola no jogo de abertura do campeonato que banquei com o dinheiro da verba de gabinete. Mas fiquei só 5 minutos e fui embora, pois é uma "pedição" de coisas: dentadura, óculos, asfalto, esgoto... Haja verba!!
 
Dia 3 – Quarta-Feira
 
Querido diário, hoje, infelizmente, tive que ir trabalhar mesmo. Votação importante para o prefeito. Ele quer um empréstimo do exterior para fazer umas obras para o carnaval, para festa junina, para o aniversário da cidade e para a casa dele. 1/3 vai para o bolso dele, 1/3 vai ser dividido entre os que votarem a favor e 1/3 vai ser efetivamente usado na cidade. Milhões de dólares. Bem que aqueles 4 vereadores certinhos da oposição quiseram melar o negócio, mas ainda bem que são só 4. Imagina se a moda pega e nas próximas eleições são eleitos um monte de vereadores honestos? Seria o fim da Casa Mal-Assombrada – é assim que nossa câmara é conhecida na cidade. O negócio é torcer para esse povo bocó continuar votando nos mesmos corruptos de sempre, seja em troca de favor, seja em troca de cargo comissionado, seja por um tanque de combustível. Ah, já ia me esquecendo: vencemos a votação por 26 a 4.
 
Dia 4 – Quinta-feira
 
Querido Diário, ontem foi minha vez de fazer um requerimento para eliminar a sessão de hoje por motivo de força maior. É só uma manobra para não irmos trabalhar na quinta, já que sexta ninguém trabalha lá mesmo. Assim, ganhamos pela semana toda e só trabalhamos 1 ou 2 dias. Hoje foram umas candidatas ao cargo de secretária: orientei o meu chefe de gabinete que escolhesse a mais bonita, não importasse o currículo ou a experiência. E que já deixasse claro que metade do salário iria para o meu bolso. Também foi dia de reunião com o prefeito. Ele reclamou que estamos muito devagar em criar despesas para desviar verba. Quer mais celeridade e proatividade, pois logo entrarão recursos federais. Explicamos que estamos ocupados visitando as periferias, fazendo propaganda eleitoral disfarçada e que não dá tempo de ficar pensando em projetos mirabolantes. Ao final, cada um pegou sua mesada e foi embora com uma garrafa de vinho de 10 mil Euros. Presente da população ritalinense.
 
Dia 5 – Sexta-feira
 
Querido Diário, hoje acordei quase meio-dia, pois aquele vinho, apesar de ser caro, deu uma ressaca danada. Nem lembro quem pagou as despesas ontem na casa de massagem. À tarde fui andar pelo centro da cidade só para fazer média. Nossa, que horrível! Ter que apertar a mão de um monte de gente feia, abraçar um monte de gente suada, sorrir o tempo todo. Não sou ator, mas eu merecia um Oscar. Teve até um momento que queriam que eu dançasse rasqueado até o chão. Olha, se fosse véspera de eleição eu até faria isso, mas a eleição está longe e não paguei esse mico. No início da noite teve reunião com os taxistas, querem que criem uma lei para dificultar o transporte por aplicativo. Eles sabem que os transportes por aplicativo são ótimos para a população, mas péssimos para os negócios deles. E como eles financiam vários vereadores, temos que atender essa demanda.
 
Dia 6 - Sábado
 
Querido Diário, sábado de sol aqui no Caribe. Viajei toda a madrugada e agora estou aqui nas Bahamas com a concubina, que por acaso trabalha no meu gabinete também. Não faz nada, claro. Afinal ela tem muito trabalho "fora" do expediente. Inventei um Congresso e justifiquei como atividade parlamentar para que a câmara comprasse as passagens e pagasse minhas diárias. Cara, você não tem noção de como é bom viajar com tudo pago com o dinheiro do povo. Comemos e bebemos só coisas caras, hotel 5 estrelas, carro com motorista e nada saindo do meu bolso. E ainda pago zoação nas redes sociais, dando uma de playboy. Mas quem ainda acredita nesse negócio de atividade parlamentar aos fins de semana? Oras, o povo ritalinense, claro.
 
Dia 7 - Domingo
 
Querido Diário, hoje fez muito sol aqui nas Bahamas. Alugamos um iate e ficamos o dia todo curtindo com o dinheiro público. Telefonei para o prefeito e para o presidente da câmara falando que eles TÊM que vir para cá gastar o dinheiro público. Não há nenhum mecanismo de controle, nenhuma moralidade, nenhuma ética que impeça isso. E o melhor? O melhor é que amanhã é segunda e ninguém trabalha.
 

Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eustaquiojrf.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet