Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Regras de como não irritar um cliente.

Todo profissional em vendas deve conhecer algumas regras fundamentais do atendimento ao cliente com qualidade e o que deve evitar para não irritar o cliente. Por que é importante conhecer essas regras?  Simples, 68% dos clientes deixam de comprar por causa do atendimento e do comportamento dos funcionários.

Esse é um dado alarmante, pois, todo mundo sabe que, mesmo com toda essanova tecnologia a disposição do ser humano, o atendimento de qualidade ainda é a maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter.

Quer ver?  Imagine uma loja que você vai só por causa de um determinado vendedor. Pode ser um restaurante em que o garçom já sabe qual é a sua comida ou bebida preferida e te chama pelo nome, ou o seu barbeiro que já sabe qual é o corte que você gosta. Provavelmente, você já conhece e se identificou alguma dessas situações.

Fica claro que a qualidade no atendimento é um grande diferencial e para que isso aconteça existem algumas regras básicas que devem ser praticadas no dia a dia da empresa para não irritar o cliente. Vamos falar neste artigo de algumas delas.

A primeira regra é: Clientes se irritam quando não são atendidos com atenção e cordialidade. Portanto, devem ser atendidos como se cada um deles fosse o único. Como se só existisse aquela oportunidade no dia. Então, é o momento de colocar em prática todo conhecimento e todas habilidades para expandir ou fidelizar a carteira de clientes e converter em resultados de venda.

A segunda é: Deixe o mal humor de fora do seu atendimento. Muitas situações do nosso da a dia podem nos fazer perder o nosso “brilho os olhos”. Especialmente os problemas familiares, financeiros e profissionais. É nesse momento que o profissional de atendimento se destaca, pois, não deixa transparecer que está em um “mau dia” independente de seus problemas pessoais. Dessa forma não passa a impressão de má vontade, desânimo, impressões negativas de si mesmo ou da empresa.

A terceira regra é: No “salão de vendas” a coisa mais importante e o cliente. Sabia que uma das coisas que mais irritam os consumidores quando entram em um ambiente que pode ser uma loja ou um restaurante e se deparam com um grupo de atendentes ou vendedores conversando como se ninguém estivesse ali eles se sentem rejeitados. Por isso, devemos tratar todos de forma cordial e sem julgá-los pela sua aparência, sexo, raça, religião, tipo físico, idade ou etc.

A quarta regra é: Sua postura é importante. Sua forma de atender os clientes fará com que eles gostem e confiem em você ou não. E nem é preciso você ter falado com eles para criar ou a empatia. A partir do momento em que os clientes entram no ambiente, já começam a formar a opinião sobre ele, sobre seus produtos e sobre você. Você fala e desperta o interesse do outro, por meio da sua postura e aparência.

Existem outras regras, mas, para não me alongar ainda mais neste artigo,  posso citar: esteja sempre pronto e preparado, conheça seu produto ou serviço, seu mercado, sua empresa e seus concorrentes. Quem é mal preparado irrita os seus clientes, pois, estes estão cada vez mais exigentes.


Luiz Vicente Dorileo da Silva  “SHIPU” é professor da faculdade Faipe, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com
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