Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Fechamento de delegacias, ato insano

O Calcanhar de Aquiles do nosso país, sem sombras de dúvidas está na Segurança Pública. Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerado problema fundamental e se tornou o principal desafio ao estado de direito no Brasil. Não obstante, no Estado de Mato Grosso a situação não é diferente, enfrentamos seríssimos problemas voltados à segurança pública, agora para agravar ainda mais a situação, o governador Mauro Mendes, através de uma decisão monocrática, anunciou o fechamento de pelo menos, 16 delegacias no Estado de Mato Groso.

Toda ação, corresponde a uma reação de sentido contrário e de maior intensidade, (terceira Lei de Newton).

 Assim reagiram: alguns deputados estaduais, sindicatos organizados, enfim a população mato-grossense como um todo, refutou com veemência essa ideia, no mínimo inusitada; ao invés de aumentar o número de delegacias, o nobre Governador do Estado, quer suprimi-las de forma unilateral.

Entre os deputados estaduais, contrários a essa tomada de decisão, um vem agindo com indignação e veemência, a esta situação criada por parte do governo estadual, sendo considerada por muitos, como uma, decisão não republicana.

Em especial o deputado estadual, Elizeu Nascimento, que não coaduna com a ideia do fechamento das delegacias, principalmente, pelo fato do mesmo pertence aos quadros da nossa gloriosa Policia Militar.

Entre as delegacias, que estão no rol de possível fechamento, vou citar algumas: Castanheira, Nova Marilandia, Novo Santo Antônio, Jangada, Santo Afonso, Nova Lacerda, São José do Povo, Ponte Branca, União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Bom Jesus do Araguaia e Tesouro.  

Segundo informes, pelo menos, três  municípios passíveis de fechamento de suas delegacias, subsidiam a manutenção das mesmas, são elas: Castanheira, Jangada e Nova Lacerda.

Já existe convite para audiência pública, para discutir o fechamento das delegacias de Mato Grosso, proposta pelo Governo do Estado.

 Este convite emanou da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, através do seu presidente, deputado Elizeu Nascimento (DC), que solicitou via requerimento, audiência pública, que será realizada no dia 15 de março, às 9 horas, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet