Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Cuiabá 300 anos, viva o consumidor cuiabano!

Autor: Rodrigo Palomares Maiolino de Mendonça

18 Mar 2019 - 08:00

Cuiabá 300 anos, viva o consumidor cuiabano!

Ser cuiabano de chapa e cruz é ter o pé rachado, tomar guaraná ralado em baixo de um sol de mais de ensolarado.

Ser cuiabano é ter orgulho de o ser, pois nesta cidade há a oportunidade de crescer!
Cuiabá, terra de gente bonita, povo acolhedor e respeitador de fartura de alimentos e oportunidades além das mais belas formosuras da natureza comporem seu horizonte.

Com este espírito do orgulho de pertencer a esta terra tão bela e maravilhosa que o consumidor cuiabano comemora neste mês de março o mês do consumidor em decorrência da declaração ocorrida em meados da década de 60 quando o então presidente dos EUA, John Kennedy declamou "Consumidores somos todos nós".

De lá para cá muitas coisas mudaram, mas em especial em Cuiabá, terra onde os consumidores têm muito a comemorar, pois, há cidadão cuiabanos expoentes no seguimento do Direito do Consumidor que estudam, lutam, defendem e inovam na defesa e equilíbrio das relações de consumo.

Em Cuiabá há Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, há Procon Municipal, Órgãos e Entes de Defesa dos Direitos do Consumidor, há também muita promoção a educação para o consumo como aulas e palestras para nossos menores das escolas da rede pública e privada.

Cuiabá és exemplo na defesa do consumidor, não é perfeita, pois a perfeição ainda não existiu neste plano terreno, porém não são de hoje os inúmeros elogios que os atores deste segmento são condecorados e seguidos pelas demais cidades e Estados do Brasil. 

Em Cuiabá existem leis inovadoras que buscam o equilíbrio das relações de consumo podendo ser citadas as leis da fila de banco e instituições financeiras, a lei das gôndolas dos supermercados, já para nossas mulheres, a lei da parada de ônibus, para nossos idosos a lei da gratuidade e por aí vai, uma infinitude de leis que protegem nossos cuiabanos vulneráveis.

Neste mês de março os consumidores cuiabanos têm muito a comemorar, pois afinal de consta os outros meses são de estudos e batalhas!

Viva Cuiabá, viva o consumidor Cuiabano!


Rodrigo Palomares Maiolino de Mendonça é Advogado, pós graduado em Direito do CONSUMIDOR com ênfase no magistério, professor universitário, palestrante, presidente da comissão de defesa do consumidor da OABMT, Presidente do Conselho de Usuários da TIM 2017/2018, Conselheiro Municipal do Procon de Cuiabá/ MT 2015/2017, Conselheiro Curador da ESAMT, Vice Presidente do colégio de presidentes das Comissões Temáticas de Defesa do Consumidor da OAB 2016/2017
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet