Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Um ano da Academia de Arquitetos e Urbanistas!

A Academia de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Mato Grosso (AAU-MT) foi fundada no dia 19 de julho de 2018, pela iniciativa de alguns profissionais que se preocuparam em difundir a história, projetos e obras arquitetônicas e urbanísticas de Mato Grosso, além de enaltecer e preservar na memória daqueles que contribuíram e prestaram relevantes serviços ao Estado.
 
Então vamos contar um pouquinho desta história. Diariamente, ao trabalhar no escritório localizado no Centro Histórico de Cuiabá, na Rua de Cima, denominada oficialmente de Rua Pedro Celestino, me deparava cotidianamente com o desamparo do nosso Patrimônio Tombado e de diversas lojas paulatinamente sendo fechadas e imóveis abandonados.
 
Isso me fez remeter a 30 anos atrás quando cheguei a Cuiabá e conheci um Centro Histórico pulsante, cheio de vida. Pensei, então, naqueles que o projetaram, construíram, trabalharam e lá moraram, e me veio à mente o amigo arquiteto Julio De Lamônica Freire e o historiador Carlos Rosa, que tanto lutaram pelo tombamento do Centro Histórico.
 
Concomitantemente, meus pensamentos me remeteram à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo que este importantíssimo colega e amigo havia criado e convidado uma equipe ímpar para ajudá-lo a ministrar o ofício desta linda profissão, para aqueles que queriam adentrar na arte e tinham o sonho de transformar o espaço urbano em algo melhor e mais digno para todos.
 
Que estudante que estuda hoje, na Faculdade que ele fundou, sabe quem foi realmente o Arq. e Urb. Julio De Lamônica Freire e sua importância para a cidade? Ou ainda, quais estudantes sabem quem foram os arquitetos João Timóteo da Costa, Oscar Arine e Walter Cavalcante Peixoto? Talvez muito poucos ou talvez nenhum conheça a importância desta tríade para a cultura edilícia e social do nosso Estado.
 
Pensei que precisamos constituir uma associação cujos principais objetivos seriam o apoio, o incentivo, a promoção e a proteção da arquitetura e urbanismo produzidos em Mato Grosso. Assim como a produção intelectual, transmitindo-a as gerações presentes e futuras, e também a participação nos estudos de problemas de interesse cultural, que preocupam o mundo contemporâneo.
 
Era hora de chamar alguns colegas, ainda vivos, que ajudaram e contribuíram para a construção da profissão nosso Estado para criarmos uma associação para preservar e difundir a memória da Arquitetura e do Urbanismo. E assim foi realizado, hoje comemoramos um ano da de fundação e da sua consolidação.
 
Fazemos parte de uma importantíssima parceria internacional denominada PAGE, no qual uma das ações financiadas a fundo perdido é realizar um Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá a fim de preservá-lo e promover o desenvolvimento econômico, para revitalizar e gerar trabalho na forma de empregos decentes – Empregos Verdes.
 
É o primeiro passo de um longo caminho que vamos percorrer juntos em prol da Cultura e da Arquitetura e Urbanismo, com os importantíssimos confrades arquitetos Moacyr de Freitas, Ana de Cassia Abdalla Bernardino, José Antônio Lemos dos Santos, Rita de Cassia Oliveira Chiletto, Ademar Poppi, Raul Bulhões Spinelli, Gustavo Arruda, Mardio Silva Junior, Luiz Claudio Bassam, Vera Regina Magalhães Baggetti, Emili Ayoub Giglio, Gabriel Francisco de Matos, Paulo Molina Duarte Monteiro, Mario Gomes Monteiro, Jandira Maria Pedrollo e Antonio Carlos Candia.
 
Em breve, no mês de agosto, outros importantes nomes estarão conosco integrando a AAU-MT nesta caminhada, assim como a Academia de Arquitetura e Urbanismo terá na composição dos seus quadros, as categorias de Acadêmico Adjunto, de Acadêmico Benemérito e Estudante Acadêmico.
 
Nós, da AAU-MT, acreditamos que podemos mudar. E precisamos da ajuda de quem também acredita. Parabéns para nós, que ainda nos arriscamos a sonhar e a realizar nossos sonhos, e para a academia. Que venham muitos outros anos!
 
Eduardo Chiletto, arquiteto e urbanista, presidente da AAU-MT, academia.arquitetura@gmail.com, https://www.instagram.com/academiaarqurb/
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet