Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

O bairro do Porto agradece

A implementação de políticas públicas alvissareiras que vão de encontro aos asseios e necessidades básicas da população, são bem vindas e recebidas com anseio, tanto por parte daqueles que vivem na labuta do dia a dia, na condição de permissionários do tradicional Mercado do Porto, como também, pelo elevado número de visitantes dias. A reforma proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), no Mercado do Porto, é um sonho de todos nós cuiabanos de nascença  e pelos cuiabanos por adoção, tendo em vista, se tratar de um ponto turístico e histórico da nossa capital. Valor orçado dessa obra monumental R$ 15 milhões terá parte viabilizada com recursos oriundos de emendas parlamentares equivalentes a R$ 9,5 milhões, além de contrapartidas da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Governo do Estado.

Vou plagiar um rasqueado cuiabano, que traz em sua letra, reminiscência  da nossa origem humilde, porém marcada pela honestidade e retidão de caráter, passada  a mim  pelo meu saudoso pai Licio Malheiros, um dos homens que em vida, fazia visitações sistemáticas a esse espaço tão antigo, o mercado do porto.

Por existir ali, uma plêiade de amigos simples, porém fieis e verdadeiros a ele, como: o Dedé do porco, o senhor Wandir vendedor de verduras, o senhor Lauro vendedor de salgados deliciosos em uma barraca central, o rei do queijo, o senhor Lincon entre tantos outros amigos, que sentiram muito o seu passamento.

Não adianta resgatarmos apenas a estrutura física que reputo ser importantíssima; porém, não poderíamos deixar de lado a  história tão bonita, que norteia e  envolve grande quantidade de famílias tradicionais da nossa querida Cuiabá.

"Eu me orgulho de ser um cuiabano, De "Tchapa e cruz", confesso e não me engano. Moro na pracinha perto da Prainha, Sento na praça para ver as moreninhas. Gosto de amargo, Ventrecha de Pacu, Mojica de Pintado e Bagre ensopado. Danço rasqueado na casa de Bem-Bem, como bolo de arroz e de queijo também".

Trechos dessa música retratam pessoas anônimas que fizeram parte dessa história.

 Por questão de justiça, não poderia deixar de reportar a figura do senhor Luiz Malheiros in memoriam, que por anos a fio foi feirante e tinha uma barraca nessa tradicional feira. Sem falar da dona Oscarlina Malheiros in memoriam, ela fazia na Avenida Mario Corrêa,  um bolo de arroz e de queijo que eram vendidos, até para fora do Estado, esse fato para época, era algo memorável.   

Do ponto de vista físico a obra em questão, contará com reforma e ampliação do novo mercado, que  terá um aumento em seu espaço correspondente a quase 3 mil metros quadrados. Além da construção de um amplo espaço cultural que trará um leque maior de visitantes, uma vez que, o local será o novo palco das mais diversas manifestações artístico-culturais, isso é importante para que tenhamos uma maior valorização de nossa gente e de nossos valores.

Temos que parabenizar a ação altruísta do Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), dando sequência às promessas de campanha, agindo de forma coesa buscando parcerias e o que é mais importante, cobrando dos seus comandados, ações propositivas que venham engrandecer a nossa cidade. E o mais importante, se despindo de vaidades pessoais, colocando o interesse da nossa querida Cuiabá, em primeiro lugar.


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet