Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

O Governo de Pedro

O críticos de plantão manejam pedras com muita facilidade, cômoda postura, lembra o dito popular ː "Os cães ladram e a caravana passa". Melhor comungar de uma postura solidária e otimista que pode nos levar ao crescimento, que embrejar-se nas areias movediças de um contexto depreciativo pessoal ou genérico. Seja um incentivador de pessoas, afinal o mundo já tem críticos demais !

Nasceu na antiga e simplória rua Senador Azeredo, notável político e jornalista, hoje denominada 24 de Outubro, que ainda nos brindou com dois outros governantes. Lembro desde o jovem Procurador da Repúlica, dos mais difíceis concursos públicos, onde apenas os realmente probos, logram ser admitidos nesta fina malha, além dos amplo e imprescindível saber jurídico. Neste período por sua iniciativa singular, conseguiu erradicar a mafiola que nem mesmo os poderes ousavam enfrentar, o primeiro motivo para admirá-lo. Posteriormente, pude acompanhar mesmo fora de casa, agora como senador quase incógnito entre tantas feras no pardieiro federal, seu embate corajoso do bom combate ao enfrentar as oligarquias ali que se perpetuam, assacando traiçoeiras a nação. Algo da semelhança do pequeno Davi e o gigante Golias. Mesmo perdendo a luta da Presidência para um grotesco corrupto alagoano, foi o campeão moral. Pedrão 2 x 0.

Por fim no Palácio Paiaguás, apenas posso exultar. Falando sério, é um privilégio termos no governo, um homem honesto, quando outros muitos estados como o Rio de Janeiro amargam duramente o resultado da súcia, que arrombou os cofres públicos, apesar do carnaval financeiro da "Copa - 7 x 1". Poderíamos estar engalfinhados com um detento no poder, ou segundo as novas delações de outro quase, e seguindo no cabresto a cleptocracia Federal. Esfera onde tudo pode acontecer, como no estapafúrdio julgamento da Dilma, casuísticas PEC´s, descrimilização do caixa 2, a liberdade para condenados na

obtusa interpretação do STF, tudo rolando graças a mansidão bovina do povo.

Apesar dos tempos bicudos, temos os salários dos servidores pagos em dia, assim como o pesado fardo dos demais poderes, em contrapartida de outros estados que só agora pagam o mês de março, com atrasos desde 2016. Com satisfação não há como ignorar a implementação de obras em locais dantes relegados como a lagoa do CPA, onde surgiu o Parque das Águas, surgindo como um novo point, para prática de atividades físicas, dotado de ampla infraestrura e constante segurança da PM / MT. Semelhante atenção receberam as barrancas do Cuiabá, antes condenadas aom s efeitos da erosão, estando hoje por igual reestruturadas qual uma Fenix, a nova Orla do Porto ! Foram realizadas no campo das artes, através da Secretaria de Cultura, variadas exposições que brindou artistas locais como C. Irigaray e sete outros, igualmente Moacyr de Freitas e Humberto Espíndola, recentemente a 32ª Bienal de São Paulo – Itinerância, apresentações musicais, concertos e outros. Vale ainda salientar a seguida presença na Academia de Letras, apoio cedido.

Mesmo com dificuldades financeiras, realizou concurso da Polícia Civil, ampliando os quadros da segurança, efetivou um certame para os Procuradores do Estado e deu posse aos 26 aprovados, por último a seleção para preenchimento de 5.748 vagas na SEDUC, mais outros eventuais.

Enfrenta outra duríssima batalha para corrigir a farra dos desvios havidos no governo anterior, que ainda levou pouca gente para a cadeia, na busca de concluir o famoso VLT, que além de aproveitar as obras já relizadas, seguramente trará nova imagem da Cuiabá moderna, a moiçola dos 300 anos.

Por outro lado, Mato Grosso se mantém campeoníssimo em grãos, segue este ano para uma super safra e a melhor da história em produtividade ! Situação semelhante na pecuária, ainda no algodão e mais produtos primários. Este bom resultado vem inclusive beneficiando a balança comercial brasileira, e graças a este setor da economia, galga uma situação positiva, superavitária. O

timoneiro, acredito leva a contento a nau por mares revoltos, apesar da grave crise financeira, política, ética, e como visto, nos conduz a porto seguro.

Bom se lembrar da fábula de Esopo na qual as rãs pediram a Zeus um rei. Assim, lhes foi enviado um tronco onde elas subiam e pulavam, cansados reclamaram sua troca. Atendendo esta súplica, Zeus transforma o lenho em serpente que termina devorando uma por uma, as rãs. Só filosofia ...


Ubiratã Nascentes Alves, membro da AML - cadeira nº 1, Procurador do Estado, Inato
ubirata100@gmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet