Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Sinop, a cidade do desenvolvimento!

Em 1981, quando Ary de Lima compôs o Hino de Sinop, que ganhou melodia pela obra de Matti Aniceto, trouxe logo como primeira estrofe uma característica que faz da cidade um dos cases de sucesso em desenvolvimento no país."Como um prêmio ao labor pioneiro, Tu, SINOP, te ergues viril, a mostrares, no porte altaneiro, o retrato de um novo Brasil".

Ser retrato de um novo Brasil é o que melhor identifica Sinop, que hoje completa 43 anos de fundação. A data memorável que fez de Sinop um distrito, ocorreu em 14 de setembro de 1974, dois anos após começarem a chegar os pioneiros da cidade. 

Cinco anos após sua fundação, Sinop já recebia autonomia política (1979), e passava a trazer bons frutos para o Estado de Mato Grosso. Eu tive a honra de fazer parte da história de Sinop, sendo vereador entre os anos 1997 e 1998, em 1999 e 2000, Deputado Estadual, em seguida o quinto prefeito eleito pela cidade entre 2001 e 2004 e reeleito para um novo mandato entre 2005 e 2008. 

Em 43 anos de história, Sinop, hoje conta com mais de 135 mil habitantes e é um dos polos mais preponderantes para o Estado na produção agrícola. Além disso, dados do Ministério do Trabalho revelam que mais de 25% da população, cerca de 33 mil pessoas, estão empregadas em trabalhos formais, somando quase toda a totalidade da população apta ao trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged). 

Este universo de pessoas está empregada em aproximadamente 7,5 mil estabelecimentos, entre indústrias, comércio, serviço e empresas do agronegócio. Sem dúvidas, Sinop é uma cidade que faz a diferença para a região norte de Mato Grosso. 

Além dos destaques econômicos, Sinop também dá exemplo em educação, registrando um dos melhores índices do Estado e concentrando um grande número de instituições de ensino superior, que atende não apenas aos acadêmicos da cidade, como dos municípios vizinhos.

Sinop também é conhecida por ser a porta da Amazônia Legal, fator que destaca suas potencialidades turísticas e fontes de recursos naturais. Pela jovem Sinop, é que também passa uma das principais rodovias de escoamento de grãos do Brasil, a BR-163, que liga a região norte do Estado aos portos e estações de transbordo do Pará. 

É bem verdade que Sinop ainda tem muito a desenvolver, mas de uma coisa estou convencido, a cidade já encontrou sua vocação, que é o desenvolvimento. Sinop nasceu para ser grande, e a cada dia que cresce, o faz de forma organizada e aberta às novidades trazidas pelo mundo contemporâneo.

Sinop é cidade de gente hospitaleira, de homens e mulheres trabalhadores, muitos dos quais, desbravadores de uma região que poucos teriam coragem de habitar 40 anos atrás. 

Diante de tudo isso, só me resta desejar a Sinop e a todos os habitantes desta peculiar cidade, que nunca lhe faltem garra e coragem para continuar a desbravar. Desta vez, não a floresta como fizeram os fundadores, mas sim o futuro, que é um campo vasto e fértil de oportunidades. Parabéns, Sinop! 


Nilson Leitão é deputado federal e presidente estadual do PSDB, em Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet