Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Porque sou Chapa 2

Vivemos um momento de grande importância, que é o período eleitoral, onde serão definidas a nova composição do nosso conselho de classe. Conforme palavras do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, é a hora dos colegas descontentes mudarem os rumos, através da eleição de conselheiros comprometidos com seus ideais e com a profissão.
 
A criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso(CAU/MT) , através da Lei 12.378 de 15 de dezembro de 2010, foi a realização de um sonho para os arquitetos e urbanistas brasileiros. Com felicidade, lembro-me do XV Congresso de Arquitetos, promovido pela Direção Nacional do IAB, do qual participei como membro estadual.  Estamos em processo eleitoral. Neste evento emblemático, em 1997, na cidade de Curitiba (PR), foi aprovado pelo Conselho Superior COSU e aclamado por todos em plenária o manifesto para construção de estratégias que visavam consolidar a histórica determinação de tomar em nossas mãos a administração e regulamentação do exercício profissional de forma independente.
 
 E que depois de 13 anos e de muita luta se tornou realidade. Hoje, passadomais de 20 anos, estamos na segunda gestão do CAU/MT . A primeira ficou marcada pela estruturação da gestão administrativa. Tudo era novo e os desafios foram gigantescos, a começar por não termos um local como sede. Mas enfim, o presidente Cláudio Miranda, primeiro colega a ocupar este cargo, juntamente com os demais conselheiros pioneiros, deixaram um legado importante.
 
A atual gestão assumiu em 2015, com a missão de dar continuidade aos avanços, bem como implementar novas ações positivas com o objetivo de valorizar e defender a profissão e a sociedade da prática ilegal, como bem nos lembrou novamente o Presidente Haroldo Pinheiro. Ao longo do exercício, vimos que a atual diretoria do CAU MT, sustentada pela maioria dos colegas conselheiros, e a nossa representante no CAU BR, desviou-se dos propósitos e princípios que levaram a tão sonhada criação do CAU. O autoritarismo e o descompromisso com os profissionais que exercem a arquitetura em sua plenitude, fez com que o CAU/MT se distanciasse, principalmente, dos arquitetos que atuam no mercado de trabalho.
 
Em Mato Grosso, temos uma realidade diferente dos demais estados. Enquanto no Brasil 66% da nossa categoria é formada por profissionais liberais, no nosso estado esse número, sem duvida alguma, ultrapassa os 80%. Esses profissionais, além de estarem atravessando uma crise econômica sem precedentes no Brasil, sente-se desamparados por um conselho que não consegue implementar uma política sistêmica e eficiente de valorização profissional. Infelizmente, o Conselho vem seguindo uma linha  meramente cartorial, ao molde de tempos atrás, quando ainda estávamos ligados ao CREA.
 
Nesse sentido, um pequeno e aguerrido grupo de conselheiros, do CAU MT, dos quais destaco os colegas: Altair Medeiros, Carlos Oseko, José da Costa Marques como conselheiros titulares e eu, Benedito Libânio, como suplente, não tivemos outra opção, a não ser criar um bloco de oposição, não ao CAU, mas à atual diretoria e a suas ações.
 
Mesmo tendo nossos votos vencidos praticamente em todos os processos, mesmo não tendo oportunidade de coordenar sequer uma comissão interna, onde se da início às preposições que são levadas para apreciação do plenário, resolvemos manifestar criando uma pró-atividade tanto no conselho como junto aos arquitetos e urbanistas. Uma das nossas primeiras ações foi questionar a maneira pela qual a campanha de “ética” estava sendo aplicada pelo CAU/MT.
 
 Essa ação desastrosa da atual diretoria gerou uma enorme instabilidade no mercado de trabalho. Arquitetos foram confundidos como bandidos, lojistas constrangidos e clientes inseguros, enfim, um caos. Isso nos deixou extremamente sensibilizados, pois vimos colegas atravessando por momentos difíceis no exercício da sua profissão, serem taxados e generalizados como descumpridores do nosso código de ética.
 
Cumpre também dizer que todos nos somos legalistas e defensores da lei que instituiu o CAU, mas entendemos que assuntos tão sensíveis (introduzidos no mercado, não pelos arquitetos e urbanistas), precisavam ser tratados com muito tato de dentro para fora, principalmente com muita orientação. Questionamos também o processo de fiscalização, centralizado em pequenas ações de gabinete feito por apenas três fiscais. Hoje é altíssimo o índice de leigos atuando em nossa área. O exercício ilegal da nossa profissão é uma constante em nosso território. Basta uma pequena volta na cidade para constatar inúmeras obras irregulares como falta de placas, sem um profissional habilitado.
 
De todo o orçamento de 2017, apenas 2% foi destinado às ações de fiscalizações. Número pífio ao observamos as funções primordiais do CAU. Na parte de gestão, buscamos inverter a atual lógica das prioridades administrativa e ao invés de termos políticas de estado termos políticas voltadas às verdadeiras atribuições do nosso conselho.
 
Centrar energia em ações que melhorem a relação entre os profissionais e a sociedade para nós é fundamental. Para isso o conselho precisa comunicar-se de forma eficiente e passar por uma reforma na estrutura administrativa para atuar de maneira eficiente. Seria interessante vermos o funcionamento de outros conselhos profissionais, aprender com as boas experiências, compartilhar bons resultados. Para se ter uma ideia, o conselho de Administração em MT, funciona com aproximadamente 25% de funcionários em relação ao do CAU MT, com ferramentas e tecnologias de gestão que garantem excelência.
 
Mesmo sabendo que são atividades diferentes, os princípios que constituem os conselhos, como uma autarquia federal, são os mesmos. Em relação a nossa representante no conselho federal, sentimos uma distância enorme entre as necessidades dos operadores da arquitetura e urbanismo locais e as demandas priorizadas na capital federal.
 
Entendemos que na conselheira federal no exercício do seu mandato não deve falar por si próprio, mas sim representar os anseios de uma categoria de forma democrática. Para isso precisa haver boa vontade e um bom e permanente canal de comunicação. Hoje, o conselho federal é formado por uma grande maioria de tecnocratas, colegas que sempre militaram em instituições ligadas à administração pública e ao ensino. Não é geral, mas são em sua maioria colegas que buscam implementar teorias sem aderência no mercado de trabalho.
 
No conselho federal defendemos uma redução do custo da máquina administrativa e uma redistribuição mais justa para com os CAU/UF dos recursos oriundos de anuidade, e RRT originadas em sua maioria pelos profissionais liberais que estão atuando no mercado. Defendemos para os  colaboradores da instância federal, salários compatíveis ao teto da nossa categoria, é inadmissível ver assessores da presidência do CAU/BR ganhando acima de R$ 20.000,00 enquanto nossos colegas aqui em MT têm rendimentos mensais que muitas vezes não chegam à média de 15% desse valor.
 
Hoje por força de lei, 20% de tudo que os conselhos estaduais arrecadam são repassados de forma direta ao CAU/BR, fora os aportes de investimentos, como os de tecnologia que precisam ser compartilhados pelos 26 conselhos em forma de consórcio. Com isso temos um conselho federal com uma  musculatura fortalecida e conselhos estaduais raquíticos, com cada vez mais dificuldades financeiras para realizarem os investimentos necessários. É fundamental para implementação de uma boa fiscalização bem como uma campanha sistêmica de valorização profissional, reduzir pelo menos pela metade o valor desse repasse.
 
E é neste sentido que descontente com a atual situação, resolvemos participar do processo eleitoral vigente, através da abertura de uma discussão ampla com todos os seguimentos que compõem a nossa categoria. Acreditamos que a transparência é fundamental, pois as informações precisam ser compartilhadas com todos os profissionais, entender o processo de gestão, bem como a legislação que criou o CAU é premissa para o processo de mudança. Procuramos, através de pesquisas juntos aos profissionais, conhecer melhor o mercado, para propor ações positivas, que voltem a nos dar esperança. Fomentamos a criação de associações profissionais, a Aspa e um exemplo disso, fortalecer as existentes, criando uma rede cooperativa de arquitetos e urbanistas em todo o nosso estado. Acreditamos que determinados assuntos são mais pertinentes serem tratados pelas entidades de classe, mas sempre com o apoio do CAU.
 
A partir de uma mobilização consciente, e uma articulação junto aos demais CAU/UF, podemos voltar a sonhar com melhores condições de trabalho. Quanto à instância estadual, necessitamos eleger o maior número possível de colegas imbuídos do desejo de mudança. Renovar deve ser a palavra chave.
 
A Chapa 2, da qual fazemos parte, é formada por arquitetos e urbanistas que atuam em varias áreas, que vão desde o ensino e pesquisa, gestão pública e privada, até os profissionais liberais. Na nossa Chapa, dos vinte integrantes apenas três, incluindo eu já tivemos a oportunidade de participar do conselho, isso significa uma renovação de mais de 80%, proporcionando uma oxigenação, bem como oportunizando e potencializando novas ideais. E é motivado a trabalhar pelas mudanças necessárias em nosso conselho, que pedimos seu apoio e o seu voto de confiança para CHAPA 2.
 
Todo processo de transformação, de quebra de paradigmas necessita de desprendimento, compromisso e união, mas acima de tudo esperança. Nesse sentido convidamos a todos a conhecer e contribuir com nossas propostas, que estão disponíveis de acordo com a legislação eleitoral. No mais, desejamos que os arquitetos e urbanistas saiam fortalecidos deste pleito eleitoral, desejamos uma campanha baseada em propostas exequíveis. Plagiando e inspirando no poeta Cervantes, acreditamos que o sonho tão sonhado coletivamente, com a criação do CAU, possa ser uma realidade e orgulho para todos nós.
 
SOU CHAPA 2!

Benedito Libânio Souza Neto é Arquiteto e Urbanista
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet