Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

Consciência Negra: 5 momentos em que você acha que não está sendo racista, mas está

Muitas pessoas questionam o valor do Dia da Consciência Negra, afirmando que tem um cunho racista ao inverso, ou que deveria haver o dia da Consciência Humana. Esquecem que nunca, nem na história antiga, remota ou recente, um grupo foi tão vilipendiado, massacrado ou humilhado como a população negra. Nem índios, ou judeus, ou curdos, etc., foram alvo de tanta vilania, de forma tão violenta, por tanto tempo, quanto os negros africanos. Tais marcas e efeitos ainda são vistos hoje de forma sistemática e abrangente. Muitas vezes de forma clara e institucionalizada, outras de formas sutis e subliminares. Eis alguns momentos em que você está sendo preconceituoso, mesmo achando que não está.
 
Fulana tem o cabelo ruim
 
Essa é uma das expressões mais perniciosas que uma criança negra ouve desde a mais tenra idade, em relação a cabelos crespos. E isso não é dito apenas de forma direta, mas indiretamente por meio de propagandas, novelas, moda, etc. Não existe cabelo ruim. Existe sim, cabelos crespos, lisos, ondulados, cacheados, etc. Mas ruim... bem, ruim só o seu preconceito.
 
Ele é tão bom. Um negro de alma branca
 
Se alguém já viu uma alma pra saber a sua cor, conte também qual é a forma dela. Ninguém nunca viu uma alma, que dirá a sua cor, portanto não existe alma branca, preta, azul ou vermelha. Ademais, a maldade não tem cor, nem rosto, nem nacionalidade. Pode vir de onde e de quem você menos espera.
 
É uma negra bonita
 
É algo tão absurdo quando você falar para uma mulher branca: você é uma branca tão bonita! Ninguém nunca fala assim. Soaria deselegante tanto para uma mulher branca quanto para uma mulher negra. Mas são as mulheres negras, vítimas de preconceito, que sempre ouvem isso.
 
Fulano é um preto bonito, tem traços finos
 
Esta também é uma expressão perniciosa e preconceituosa. Mostra que para um preto ser considerado bonito ele deve ter traços predominantemente encontrados em pessoas brancas de ascendência europeia, ou seja, traços finos. No mundo existem diversos tipos de beleza e ter como padrão de beleza apenas os traços europeus seria nada mais, nada menos que um grande preconceito.
 
Você ganhou na loteria, namorando uma branca
 
A mulher pode ser desonesta, infiel, mentirosa, preguiçosa, etc., mas se for uma branca com namorado negro, este, invariavelmente será um cara de sorte, digno de ter ganho na loteria? Associar a sorte grande em se relacionar com uma pessoa vai muito além da sua cor. Leva-se em conta, primeiramente, o seu caráter, o sentimento envolvido, o companheirismo. E essas qualidades não estão intrinsecamente ligadas a nenhuma cor.
 
Assim como essas, existem dezenas de outras expressões, aparentemente inofensivas (outras nem tanto), de cunho eminentemente racistas.Livrar-se do ranço que a herança escravocrata deixou em nossa sociedade, em nossas almas (sem cor), em nosso dia a dia, é uma tarefa árdua, longa e que vai demandar além de educação e ações afirmativas, leis mais sólidas que punam o preconceito de forma exemplar e contundente.
 

Eustáquio José Rodrigues Filho é Servidor Público
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet