Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Seu rosto não tem que refletir a sua idade cronológica

O processo de envelhecimento é normal e não há como pará-lo, mas não quer dizer que não possamos atrasar os efeitos que ele causa usando procedimentos estéticos que ajudam a manter a juventude por mais tempo. Não é porque se chegou aos 60 anos que você deve deixar de se cuidar ou não se submeter a procedimentos que rejuvenescem deixando sua pele com aspecto mais jovial, mas não artificial.

Sabemos que a pele  na terceira idade nada mais é do que o reflexo dos hábitos de vida da pessoa até esse período. Pode-se ter uma aparência excelente, de idade indecifrável. Mas, se houve abuso de sol, álcool, cigarro etc., a pele poderá mostrar manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade nesta fase. Alguns efeitos podem ser revertidos com procedimentos tais como: preenchimentos com ácido hialurônico, toxina botulínica (o popular botox que tem a capacidade de paralisar e relaxar temporariamente a musculatura, diminuindo assim as rugas), bioestimuladores (produtos que estimulam a produção do colágeno), limpeza de pele, peelings (removem a camada da pele e estimulam a formação de uma nova) e laser (melhora a textura da pele e estimula a produção de colágeno).

Essas técnicas se mostram muito eficientes com pessoas que já passaram dos 60 anos, mas têm muito o que viver e querem estar com uma aparência mais jovial.

Para quem está na faixa etária dos 60 a 70 anos, pode-se utilizar preenchimentos faciais com  ácido hialurônico, para atenuar as rugas adquiridas com o tempo; bioestimuladores que auxiliam a produção de colágeno na pele, promovendo maior firmeza; além, é claro, da toxina botulínica . Não podemos deixar de esquecer que o uso constante e regrado do protetor solar  são de ajuda fundamental no controle do envelhecimento facial.

No mercado, existem dois produtos com função bioestimuladora: o Sculptra e o Radiesse, ambos auxiliam na produção de colágeno e também podem ter um efeito preenchedor. Podem ser usados na face, na coxa, no braço e no abdome deixando a pele firme e com tônus melhor.

Mas é preciso ressaltar que qualquer procedimento estético deve ser feito somente por profissionais qualificados, visto que a pele do idoso é mais fina e requer certos cuidados e conhecimento para realização de procedimentos estéticos para não causar lesões. Estas medidas são fundamentais para garantir sua saúde e bem estar e um aspecto mais jovial.
 

Beatriz Formighieri é cirurgiã plástica com especialização em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade, pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui (Sp) com Fellow em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade pela Universidade da Califórnia (USA). Possui ainda, pós graduação em Cosmiatria pela FMABC (Sp). Atendimento na Clínica Médica do Exercício Físico (CMEF) , no Centro Vida Diagnóstico e Saúde e Gastro MT  - CRMSP 141293 e CRMMT 7270.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet