Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Drenagem antes e após a Plástica

Quando você se olha no espelho está feliz com seu corpo? O ideal seria responder que sim, mas sabemos que  muita gente gostaria de mudar algo.  E  a cirurgia plástica passa a ser uma aliada nesse processo de harmonização. Afinar e arrebitar o nariz,  turbinar os seios, eliminar aquelas gordurinhas que por mais que vá para academia insistem em continuar... entre outros reparos. Após o procedimento a pessoa tem que lidar com dores, movimentos limitados... hematomas.  Além de todo esse desconforto as vezes é preciso  ter que voltar para o hospital dias depois devido a abertura dos pontos causados por inchaço, falta de repouso, infecção... e aí o investimento não terá o resultado esperado.

Na hora de marcar uma cirurgia, o cliente deve ter ciência que o corpo precisa estar preparado para o procedimento. A indicação é fazer sessões de drenagem linfática com pelo menos uma semana de antecedência. Após o procedimento mais sessões de massagens devem ser realizadas com o objetivo de evitar o acúmulo de líquidos nos tecidos operados e melhorar a circulação local já que aumenta a nutrição celular evitando assim a formação de fibrose, aderência e deformidade.

A drenagem linfática é indicada também  para os  casos de procedimentos na face e mama como as cirurgias de blefaroplastia, rinoplastia, mamoplastia, mastopexia e mastectomia. Mas atenção para fazer a drenagem  é preciso que seja um profissional com especialização nesse segmento já que vai  saber usar a técnica ideal para cada região.  

Após a cirurgia plástica  é feita uma avaliação para determinar quantas sessões e a frequência com  que serão realizadas. É importante fazer a drenagem diariamente nos primeiros dez dias para garantir uma boa recuperação  sem inchaço. As primeiras sessões pós-operatórias devem ser realizadas no corpo todo para  estimular a circulação linfática geral e no local onde foi realizado o procedimento, a drenagem deve  ser mais específica e direcionada, com manobras lentas, sem creme ou óleo e  delicada com o intuito de diminuir o processo inflamatório provocado pela cirurgia.   E aí após as dez sessões,  pode-se intercalar as outras dependendo da necessidade de cada cliente, fazendo dessa forma, o resultado ficará satisfatório e claro, o corpo vai agradecer esse carinho. 


Laura Alves Fisioterapeuta com especialização em dermato-funcional pela Faculdade São Marcos em São Paulo e em Drenagem Linfática pela Ecole Drainage  Lymphatique Leduc de Bruxelas, Bélgica.  laurabralves@hotmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet