Imprimir

Opinião

Policiais têm família, Sim!

Graci Ourives de Miranda, escritora

O objetivo deste artigo é demostrar que os policiais, bem como os seus familiares, estes necessitam ser tratados com mais honra e dignidade, pelos gestores do Estado. Existem locais de trabalho em que existem segurança, tanto internas quanto externas. Mais outras localidades é: Deus na causa!

Há delegacias em que as policias trabalham sem estruturas, em que os servidores estão vulneráveis. Então muitas vezes as policiais ficam expostas. “(...)não têm sonho, só têm presságios(...)” Chico Buarque, 1976.Cadê à “segurança” para os policiais, previsto no Art.5º “iguais perante à lei”. A delegacia necessita de olhares humanos dos Poderes.

As delegacias deveriam ter mais estruturas. Tal como existem em algumas instituições. Imagem da Assembleia evidenciando que os servidores trabalham com segurança. Acreditamos que as autoridades ao refletiam sobre o número de policiais mortos no Brasil é assustador. Então que, os Três Poderes, questionem e repensem sobre as famílias das policias. Que as autoridades estejam motivadas a mudar a rotina de insegurança para segurança do cenário. Ó Pátria amada Idolatrada Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vivido de amor e de esperança a terra desce (...)”. Letra/Joaquim Duque Estrada, (1831) Francisco Manuel da Silva

Os Poderes devem trabalhar com prevenção e respeito a vida de todos policiais que servem a sociedade. Esta estrutura é segura e recomendável a construção para abrigar policiais.

As policias são linha de frente na delegacia, estão expostos a todos os tipos de intempéries. Ainda mais os que arriscam a vida para decretar ordem de prisão ou mandado. Quanta insegurança quando os policiais trabalham nas buscas e prisão. As policias merecem estar estimuladas, e também a ascender na carreira, e, ter reconhecimento dos Três poderes. Nota-se que quem é detentor da caneta está protegido até através das câmeras, enquanto as policias estão totalmente desprotegidas. E se, nós tivéssemos mais mulheres no poder o aparato logístico e humanístico seria mais eficiente? Convidamos os gestores a refletirem: policias também têm familiares. Em se tratando de melhoria para sociedade com mais justiça.

Vamos refletir a feminilidade no poder. Há “30 desembargadores” TJMT, sendo 20 homens e “10 mulheres. ”  A única mulher presidente até a presente data Desembargadora Shelma Lombardi de Kato. Será resquícios de ‘coronelismo’? As mulheres intelectuais deveriam estabelecer alternâncias no poder. Marcador vergonhoso é a presidência! De alguns órgãos.

E atuando na Comarca de Cuiabá-MT: ”44 juízes e 27 Juízas”. (Cecília Bumlai, gestão de recursos humanos FÓRUM da Comarca de Cuiabá,2017. O Estado precisa se fazer presente e propiciar garantias de: saúde à segurança aos policiais.
A polícia não é indiferente à sociedade, porém os gestores estão indiferentes as suas necessidades básicas.  Encontramos ambientes adequados no FÓRUM Desembargador José Vídal.   

Porém em algumas delegacias os policiais e sociedade são cotidianamente expostos a diversos degastes: emocional/mental, ainda com agravantes, policias além de trabalhar em ambiente não adequados. O Estado é um esquecedor das necessidades do cidadão o Juiz Geral Fidelis, diz: ”. Eu mesmo posso estar com tuberculose e não sei. Trabalhei lá [PCE] sem proteção (...)” Por Jefferson Oliveira (2017-CircuitoMT)
O descaso do Estado para com a sociedade chega a ser comprometedor. Cruelmente, nem policiais, nem juízes, e nem sequer agentes penitenciários estão recebendo condições dignas para desempenhar suas funções. Uma vida, é uma vida preciosa. As policias exercem funções estressantes em tempo integral.

Entendemos que tudo de mais cruel é verificar o número de policiais que são vítimas de violência durante o cumprimento do dever. Ainda mais ofensivo para a dignidade do policial trabalhador é assistir o seu parceiro desfalecido ou muitas vezes falecido no exercício de sua função.

Em 2017, o secretário, Rogers Jarbas, pontuou; “29 policiais tiveram morte violenta”. (Por/Raul Bradock, reportermt).

Quanto aos sofrimentos das mulheres que perdem seus maridos como heróis, recorri a Chico Buarque /Augusto Boal (1976) “(...)mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, temem por seus maridos, heróis e amantes de Atenas. As jovens viúvas marcadas. E as gestantes abandonadas. Não fazem cenas(...) se conformam se recolhem às suas novenas, serenas (..)”

O Estado deveria fomentar ações com mais segurança, para que os cidadãos desempenhem suas atividades em condições dignas. É perceptível que necessitamos de reformas estruturais para policias.

Sejam céleres poderes bem-estar de todos.
 
Imprimir