Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Arte e moda se fundem em Maleficent; Confira coluna de hoje

Arquivo Pessoal

Finalmente estreia nas telas o tão esperado “Maleficent”, Mais conhecida como “Malévola” no Brasil, o filme que narra a história da vilã de “A Bela Adormecida”, causou no mínimo ansiedade para os amantes da moda. A Bela Adormecida estreou em 1959, e sua estética encantou a todos, em Malévola não foi diferente, principalmente no que diz respeito ao figurino da vilã, protagonizada por Angelina Jolie (que caiu como uma luva para a personagem). A nova versão do conto ganha uma outra perspectiva, com um tom muito mais negro e sombrio, uma arte conceitual com cenários bonitos e ao mesmo tempo horripilantes!



O diretor já mandou muito bem em outras produções – Robert Stromberg ganhou Oscar por direção de arte em Avatar e Alice no país das maravilhas. A atriz, além de protagonista, também foi produtora executiva e teve participação na estética e figurino da personagem. O figurino que, aliás, foi fundamental para compor esse filme. Robert contou com a figurinista Anna B. Sheppard (“A Lista de Schindler“), que conseguiu com sua equipe criar mais de dois mil trajes à mão. O principal desafio para ela era criar misturando o mundo das fábulas com o mundo medieval. A maior questão para figurinista, foi a respeito da iconografia de Malévola se deveria ser preservada ou deixar o manto e os chifres de lado e criar uma nova imagem. Oito figurinos foram criados para Jolie, todos inspirados em aspectos criados pelo próprio Marc Davis, desenhista original de A Bela Adormecida, que quando criou Malévola a fez com muitos traços e feições, o suficiente para encher a versão atual de personalidade na indumentária. Marc criou os chifres da Malévola inspirado por uma figura que viu em um livro sobre arte Medieval que também usava um manto pesado.



Os chifres são o foco da imagem da vilã e isso não teria como ser diferente. Angelina, assim como no primeiro filme, usa três tipos de chifre diferentes. Eles foram desenhados por Sarah Burton, a toda poderosa da Alexander McQueen e feitos de resina de uretano dada à leveza e durabilidade do material. E vai vendo, Angelina Jolie demorava quatro horas para aplicar as próteses na orelha, no rosto e os chifrões. As roupas foram diretamente influenciadas pelo gosto para moda de Angelina Jolie, que é grande fã de Alexander McQueen, assim a estética agressiva do estilista foi bastante usada como referência, especialmente nos acessórios feitos com couro, pele e pele de cobra, incluindo os chifres, colares e golas.
.
E por falar em chifres, não foi fácil construir o arranjo de cabeça mais importante da trama, um deles Angelina Jolie tinha que incorporar em tranças feitas com seu próprio cabelo, um outro era muito pesado, teve ainda um exemplar que Angelina quebrava toda hora pois batia a cabeça em todo lugar! Quando a fórmula foi acertada, uma mistura de couro de cobra e couro de peixe, foram feitos seis exemplares, cada um para representar um momento diferente na vida da vilã.



A equipe de maquiagem queria usar algo mais angular, para tirar completamente a suavidade do rosto da atriz. Ricky Baker (ganhador de sete Oscars de melhor maquiagem), responsável pelo visual explicou em entrevista para a revista Allure que as polêmicas próteses de Lady Gaga serviram como inspiração, mas que Jolie queria algo que pudesse ser incorporado a suas feições como parte da pele e não da estrutura óssea. Então ele decidiu usar as próteses na maçã do rosto. Os olhos da vilã também foram criação da atriz, que para atingir o tom verde-amarelado das ilustrações originais se inspirou nos olhos das cobras, as lentes de contato foram pintadas a mão pela especialista Cristina Patterson.



Para o figurino de Malévola, Anna quis recriar o mesmo vestido que conhecemos do Clássico da Disney, usando a mesma cor e formato, deixando-o bastante sofisticado. O restante do guarda roupa evolui do preto para o verde musgo, usando acessórios como peles sintéticas, ossos, escamas, penas e couro. Coube a Albarran criar os anéis e ombreiras de penas - usando pedras preciosas, cristais, couro e até ossos de animais. Goodwin retrabalhado grife sapatos de salto alto e botas que Jolie prefere na vida real (incluindo muitos pares de Vivienne Westwood), acrescentando saltos de ossos afiados.

Em entrevista a figurinista lembra que, "não havia orientação estrita do estúdio para criar esse personagem e figurino e maquiagem. Jolie tem nove trocas de roupas básicas no filme, que espelham a evolução das circunstâncias e da personalidade de sua personagem. Quando ela é uma mulher jovem, não há nada de sinistro sobre ela, ela parece muito feminina, muito doce, exceto para os chifres , obviamente!” Sheppard explica : “No ínicio quando ela ainda tem suas asas e voa eu costumava usar um tecido de seda muito fino, em camadas, tingidas de cores diferentes para atingir a profundidade, ela vive na floresta e muito perto da natureza , então eu usei verdes e marrons - cores muito suaves com inserções de amarelo ouro. Como Maleficent endurece então o traje se torna muito mais escultural. É o traje mais visível e importante, por isso é quase idêntico com a icônica silhueta”, diz Shepard. “Nós só fizemos tudo preto, em vez de adicionar roxo. O vestido e capa tem um brilho que lembra couro, o couro mesmo, era simplesmente um complemento para mantê-lo sobrecarregados - usamos no chifre e na gola, o resto é tecido.” Conclui Shepard.



Além de todo esse encanto, há uma coleção de maquiagem dessa vilã linda para a M.A.C composta por prep primer, pó (sculpting powder e beauty powder) batom, lápis de boca, sombra, delineador, lápis, cílios postiços e esmaltes já chega no Brasil agora em junho! E tudo em embalagens com as asas da vilã.



Malévola deixou todas as outras vilãs no chinelo!

*Isabella Marimon é estudante de Rádio e TV na UFMT e apaixonada por moda. Define ao Hype como a si mesma: politizado, educado, uma mistura de cult e glam, outros termos da moda meio antigos.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet