Olhar Conceito

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Colunas

Coluna de estreia: Um caso grave de “Síndrome Livrística”

Autor: Teca Machado

22 Abr 2014 - 09:11

Osmar Cabral Jr.

“Era uma vez...”. Uma das frases mais constantes da minha infância. Meu pai quase todas as noites me contava histórias antes de dormir, assim como me dava livros infantis. Cresci rodeada por contos de fadas, fantasia e imaginação. Julio Verne, C. S. Lewis e J. K. Rowling foram queridos amigos. Com eles fui até o centro da Terra, passeei no fundo do mar, dei a volta ao mundo em 80 dias, me aventurei pela fantástica Nárnia e quis desesperadamente receber minha carta para Hogwarts.

Um dos primeiros livros que li foi Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos, quando eu tinha uns sete ou oito anos. Eu estava de férias na casa dos meus avós e não tinha muito o que fazer. Encontrei o livro no meio de uns objetos velhos, ele estava com as páginas amarelas e a capa meio rasgada, mas me chamou a atenção mesmo assim. Li a sinopse e foi paixão ao primeiro parágrafo.


(Pilha de próximos livros a ler)

Depois de Meu Pé de Laranja Lima, não parei mais. Hoje leitura para mim é quase uma compulsão. A minha média é de 52 livros por ano (E só em 2014 já li 19). Costumo dizer que tenho um caso gravíssimo de “Síndrome Livrística”. E, acredito, seja algo que não tenha cura. Ainda bem.

Caiu na minha mão, vira leitura. Não pratico bullying com quase nenhum gênero (Bom, confesso que com autoajuda eu penso 300 vezes antes de ler). Meus preferidos são aqueles que contam histórias, sendo elas reais ou não. Romance, policial, suspense, mitologia, ação, chick lit, fantasia, distopia, drama, biografia e outros. Sendo bem sincera, livros para adolescentes são minha paixão, é que a minha idade mental ainda está presa nos 14 anos.

Com tanta leitura dentro de mim, a minha imaginação acaba sendo extremamente fértil e eu preciso colocar tudo isso para fora, assim como a minha opinião sobre os livros. Então em 2012 acabei criando o blog Casos Acasos e Livros, onde falo sobre eles e também de filmes, séries, fotografias e casos malucos que acontecem comigo. Só que não era o bastante, falar sobre a produção dos outros era bom, mas eu tinha minhas próprias obras em mim. Por isso comecei a escrever livros, sendo o primeiro, publicado em dezembro do ano passado, o meu amado I Love New York.


(Livros lidos nos últimos meses)

Se eu puder, de alguma maneira, incentivar as pessoas a lerem e a mergulharem nesse maravilhoso universo onde você só tem a ganhar, vou sentir que a minha missão na Terra está sendo cumprida. Faça um favor a si mesmo: Leia. Leia muito. Leia tudo. Jornais, sites, livros, revistas, gibis, blogs, até embalagem de shampoo, mas leia. Vai te fazer um bem tremendo, garanto.

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com


6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Julia
    26 Abr 2014 às 17:58

    Finalmente trocaram a coluna de terça feira. Espero não me decepcionar com essa.

  • Paula Mari
    25 Abr 2014 às 15:10

    Você já é um sucesso!!!! Parabéns!!!!

  • Juliane Lima
    24 Abr 2014 às 20:28

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • BEATRIZ LIMA
    23 Abr 2014 às 09:11

    Tecaaaaa Parabens!!! Mais uma conquista com essa coluna! ^^ Só me pergunto... onde vc guarda TANTO livro? :O

  • Silmara
    22 Abr 2014 às 22:31

    Olá Teca..(primeira vez que comento..porque não poderia passar sem falar nada..)..me identifico, sou apaixonadaaaa por livros e a leitura me faz viajar... Estarei aguardando ansiosa pelas dicas de livros..

  • renato do nascimento borssari
    22 Abr 2014 às 11:20

    Um país se faz com homens e livros. ( Monteiro Lobato ).

Redes Sociais

Sitevip Internet