Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Aprendendo a cozinhar

Arquivo Pessoal

Eu sou a Larissa, casada com o Tolentino Neto (Marido na Cozinha) e vim contar um pouquinho da minha experiência sobre aprender a cozinhar.



Quando eu casei, há 6 anos eu cozinhava de vez em quando uma lasanha, um risoto, um bolo, mas com a paixão do Marido (Tolentino) pelas panelas e com a criação do blog passei a sumir da cozinha e do supermercado.

Um dos motivos é que eu DETESTAVA a "minha cozinha". O espaço era feio, desajeitado, sem lugar pra nada... enfim... quando compramos o nosso espaço e fizemos uma reforma enorme, já contei detalhes AQUI , a cozinha ficou tão a nossa cara que eu simplesmente passei a amar esse espaço.

Acredito que um outro fator que contribuiu foi que também me cansei de comer mal por aqui (Cuiabá) e pagar tão caro e, comecei a me jogar todos os dias em alguma receitinha., nem que seja na tapioca do café da manhã ou mesmo na salada do almoço ou até na sopa do jantar. ENTREI. GOSTEI e estou usando o espaço.

Obviamente que algumas coisas me ajudaram a aprender a cozinhar:


1. o melhor professor

O Tolentino Neto, meu marido, virou meu professor. Ele é 100% calmo.
Lembro quando eu queria aprender a dirigir. Minhas primeiras aulas foram com a minha mãe, que tinha 0 paciência. Desisti. ÓBVIO.
O Tolentino é super otimista, ele ri quando derrubo as coisas e faz piada de mim porque entra fermento em pó até na minha orelha. Em especial, ele RESPEITA O MEU TEMPO e o meu jeito de fazer as coisas. Os alunos agradecem, concordam?

2. estou aprendendo em doses homeopáticas
Têm dias que simplesmente não estou a fim de cozinhar e ele respeita isso. Têm semana que estou super corrida e não quero me arriscar então fico no trivial e ele se diverte com a minha escolha, mas respeita.

3. estou aprendendo o tipo de receita que eu quero e valorizo: saudáveis, sem glúten, sem soja e sem lactose

A motivação é muito maior pra fazer o tipo de prato que você quer provar, concordam?

4. estou admitindo errar nas receitas e (até) ter que jogar TUDO FORA se não prestar!

É simples. Estou aprendendo e lidando com os fracassos. Eles acontecem e faz parte.
Muitas vezes quando o Neto está por perto ele opina, fala: coloca mais uma colher de açúcar, eu não ponho (teimosa!!!) e o bolo fica sem açúcar, mas eu conserto com uma calda por cima e no fim a gente morre de rir e o bolo acaba rapidinho.

5. comece pelos bolos e saladas
São receitas mais práticas e fáceis, na minha opinião.

6. faça porções menores
Confesso gente, aqui em casa tem muita receita gostosa saindo a semana toda (acompanhe as peripécias do @TolentinoNeto no Instagram AQUI . Tem muitos convites pra eventos também, então reduzir as porções é a melhor pedida.
Compramos formas menores para assar o bolo, fazer as tortas e têm funcionado super bem conosco. Pequenos pedaços e todo mundo fica feliz, acaba rápido e partimos pra uma nova receita. :D

Então o meu convite hoje é pra que você se arrisque na cozinha também. Procure aulas de culinária, tem receitas no Blog e o Tolentino ministra aulas particulares e exclusivas pra quem quiser. Qual a sua necessidade? Entre em contato!



Se joga nas dicas para um bolo bem fofinho e que têm funcionado comigo:
1. use ovos em temperatura ambiente
2. não coloque o fermento em pó direto sobre a massa do bolo, peneire-o em cima da massa (pra não ficar amargo naquela região onde o fermento caiu)

AQUI tem receita de bolo funcional de laranja, AQUI tem uma receita de bolo de banana e AQUI uma receita deliciosa e bem diferente de bolo de cacau com creme de avelã e cacau e nibs de chocolate.

Divirta-se!



Comentários no Facebook

Sitevip Internet