Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Dica de livro da semana é "Garota Exemplar", de Gillian Flynn: Livro “Uau”

Osmar Cabral Jr

Sabe aquele livro que te deixa com cara de “uau” porque o autor te enganou constantemente? Assim é "Garota Exemplar", de Gillian Flynn. O leitor passa o tempo todo tentando entender quem é o vilão e quem é o mocinho da história e se surpreende a quase todo instante.

"Garota Exemplar" foi considerado o melhor livro de 2012/13. O final é um tanto não ortodoxo, o que deixou muita gente revoltada, mas acho que isso é uma das graças da obra. Sinceramente, não sei bem até hoje como eu me sinto em relação ao desfecho, mas estou pendendo mais para o “gostei”, porque a obra é genial.

O livro de Gillian Flynn é um romance policial, um suspense e thriller que vai envolvendo tanto o leitor que ele não consegue largar o livro. Parecia que estava colado na minha mão e eu só largava (com certa dose de sofrimento) quando era extremamente necessário, como para ir comer, dormir e trabalhar. Se não fosse por isso teria devorado a história de 450 páginas em um dia ou dois.

Em "Garota Exemplar", na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy, uma esposa linda, dedicada e super amorosa, desaparece da sua bela casa de condomínio. A sala está revirada e tudo indica um crime violento. Nick Dunne, o marido, começa a procurar pela esposa e a acionar a polícia, só que todas as pistas levam a ele como suspeito. E as suas atitudes estranhas e comportamento inapropriado e evasivo não fazem com que ele seja inocentado de início. Enquanto tenta conversar com as autoridades e é sufocado pelos pais imensamente amorosos de Amy, a única pessoa realmente ao seu lado é Margo, sua irmã gêmea.

Os capítulos são alternados entre a visão de Nick dos acontecimentos a partir do dia do desaparecimento e entre leituras de diários de Amy, que datam anos antes. Gillian Flynn escreveu de uma maneira que cada trecho faz o leitor mudar de opinião sobre os personagens. O livro é dividido em três partes e o final de cada uma delas deixa você com cara de “Eu não acredito nisso!”. Tudo muda. Aí muda de novo. E muda mais uma vez, além de ter um final muito inesperado. É quase desconcertante a maneira como a autora nos engana.

Em um gênero predominantemente masculino, Gillian Flynn consegue se destacar ao ser uma autora que dá de 10 a zero em muito homem por aí. A narrativa é elétrica, fluente e muito bem elaborada. Os personagens, principalmente Nick e Amy, foram muito bem delineados, a ponto de o leitor conhecer cada pormenor da vida e da personalidade deles. Ou pelo menos achar que conhece, pois tudo muda a quase todos os capítulos.

O livro vai virar filme esse ano, com estreia prevista para outubro. A autora, que é responsável pela adaptação, afirmou que o terceiro e último ato do livro, ou seja, o final, vai ser diferente do original porque quer surpreender a todos de novo, mesmo quem já leu.


(Gillian Flynn)

2014 vai ser um ótimo ano para a autora. Além de Garota Exemplar, outro livro seu vai ser adaptado para o cinema. Dark Places, que ainda não foi lançado no Brasil, não tem previsão de estreia.

Recomendo.



*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com


Comentários no Facebook

Sitevip Internet