Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Colunas

Marido na Cozinha e as promessas de ano novo: praticar exercícios? Alimentar-se melhor?

Arquivo Pessoal

Se você é brasileiro provavelmente já fez promessas de ano novo que não cumpriu. Estou certa?

As duas resoluções de Ano Novo mais comuns são: praticar exercícios e alimentar-se melhor.



O ano passado chamamos a atenção pra questão do sobrepeso em crianças e o tipo de alimento ou industrializados que andamos consumindo ao falar do documentário Muito Além do Peso. Confere aqui. Se você ainda não assistiu e têm filhos (ou pretende ter) recomendo assistir, clicando AQUI.
 
E se você quer se exercitar, em tempos de pilates, crossfit, treino funcional e treinador de corrida opções não vão faltar. Nosso cozinheiro aceitou o desafio o ano passado e emagreceu 20 quilos, além de estar treinando para uma meia maratona nesse ano de 2014. Tolentino Neto deu um depoimento contando como foi trabalhoso vencer esse desafio mas como foi prazeroso chegar ao resultado proposto. Confira AQUI

Já eu continuei meus treinos funcionais e aderi ao pilates, depois de anos de natação e musculação. Mudei porque não estava mais motivada a treinar sozinha e sinceramente queria encontrar algo diferente pra fazer. Ambos estamos satisfeitos com os resultados, que respeitam nossos horários e nossos objetivos com o nosso corpo.

O importante é se movimentar e encontrar o exercício que te faça bem. Semana que vem é dia de Corrida de Reis. Essa corrida faz parte do calendário nacional e movimenta o estado todo em torno desse exercício prazeroso que é a corrida. Vai correr? Conhece alguém que vai correr? Espia nas redes sociais a hastag #LoucosPorCorrida tem cada vez mais gente querendo mudar radicalmente de vida.

Faça seus exames (essencial!!!), encontre o exercício perfeito pra você e se joga, porque 2014 está só começando e o ano que vem você vai desejar ter começado antes.

Quanto à segunda meta... alimentar-se bem é possível mesmo num mundo corrido como o nosso. Eu não disse que será fácil, provavelmente será bem trabalhoso no início, mas também é muito legal quando você consegue atingir seus objetivos.

10 dicas pra se alimentar bem o ano todo:

1. Beba bastante água, começando com um copo em jejum (rotina natural para japoneses)

2. Alimente-se a cada 3 horas (mantém o metabolismo em constante movimento)

3. Faça todas as refeições com regularidade (não pule refeições e não compense nas seguintes, infelizmente essa é uma grande armadilha)

4. Seja adepto de um belo café da manhã (eu já contei como esse hábito me traz alegrias e muitos benefícios AQUI)

5. Cozinhe suas próprias refeições pra consumo em casa ou no trabalho (no blog tem receitas fáceis, práticas e bem explicadas pra quem já cozinha, olha AQUI). Pra você que não cozinha nada mas quer aprender basta entrar em contato que o Tolentino Neto ministra aulas individuais ou para grupos para quem está interessado em aprender o básico ou em aprofundar os conhecimentos que já tem)



6. Leve marmita para o trabalho e para seus compromissos diários (as marmitas estão na moda e o legal é transportar seu alimento de um lado pro outro pra evitar ceder às tentações). Sempre temos conosco maça, frutas secas ou castanhas na bolsa ou mochila, quando vamos pra algum compromisso e de lá pra outro lugar, é prático e você consegue se alimentar até no trânsito

7. Jacar um dia OK, mas não torne isso uma rotina. Estabeleça um dia off ou dia do lixo

8. Substitua alimentos mais calóricos por menos calóricos com inteligência e racionalidade, não vá usando diets e lights sem conhecer com profundidade e saber o que está fazendo

9. Encontre um nutricionista pra chamar de seu e junto com ele trace as metas que você quer alcançar

10. Mantenha a serenidade, constância é bem mais importante do que velocidade. No início é mais trabalhoso mas quem persevera alcança ok?

E me conta: QUAIS são as suas metas pra 2014?

Comentários no Facebook

Sitevip Internet