Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Colunas

Marido na Cozinha traz a receita para a gastronomia e o voluntariado

Autor: Marido na Cozinha

22 Jan 2014 - 09:09

Arquivo Pessoal

Domingo passado os Açucarados ajudaram no evento beneficente realizado pela Fundação Nova Suíça em Várzea Grande/MT.



O grupo Açucarados surgiu da afinidade e disponibilidade de quatro apaixonados por cozinha que resolveram ajudar a sociedade com o que amam fazer: COZINHAR.

O primeiro evento realizado por eles foi o Jantar Beneficente NOITE DO BEM, que aconteceu em 22 de junho de 2013 no Cenarium Rural em Cuiabá. Os trabalhos transcorreram com a maior harmonia e eles resolveram se juntar e ajudar a melhorar o mundo.

Os cozinheiros e ajudantes de cozinha foram comandados pelo Chef David Melo, do Programa Giro Gourmet. O evento foi todo coordenado e realizado de modo cooperativo, com a doação integral de tudo, incluindo do espaço que foi cedido pela FAMATO. As entradas servidas no Jantar foram sucesso total, e nesses dias de noites mais frescas aqui em Cuiabá vale fazer: Caldo de Abóbora AQUI e Caldo de Lentilha AQUI.

Em seguida os cozinheiros ajudaram no evento Torta com Arte realizado em 10 de novembro de 2013 na Associação dos Funcionários do Tribunal de Contas do Estado de MT. O evento recebeu quase 600 pessoas (entre adultos e crianças) e foram doadas mais de 100 tortas (entre doces e salgadas, de diversas pessoas diferentes) cujos pedaços foram vendidos no evento. A receita da torta de chocolate com coulis de morango está AQUI. Os Açucarados brilharam com a chegada das mãos maravilhosas de Kelly Mattos que é estudante de gastronomia e boleira de mão cheia.

O nosso convite hoje é pra você começar o ano com o pé direito e se engajar em algum projeto pra auxiliar a humanidade.

O voluntariado tem crescido muito no Brasil e a gastronomia bombou em 2013. Confere a RETROSPECTIVA da gastronomia em 2013 AQUI e daí vai entender porque o mercado de Alimentos e Bebidas está em amplo e irrestrito crescimento. O fato é que ele movimenta 10% do PIB brasileiro, sendo ainda um dos maiores empregadores dos grandes centros urbanos.



Em São Paulo foi criada em 2006 a Gastromotiva, que iniciou o movimento chamado Gastronomia Social, e “é a primeira organização do Brasil a inspirar e realizar transformações sociais por meio da gastronomia”.

O embrião foi criado em 2004 com o projeto Cozinheiro Cidadão, criado pelo chef David Hertz, na favela do Jaguaré, zona oeste de São Paulo. Objetivo? capacitar jovens da periferia para o trabalho como auxiliar de cozinha, com aulas teóricas, práticas e também conceitos de cidadania e meio ambiente.

“O impacto foi imenso dentro da comunidade, um sucesso no mercado gastronômico e foi além: chegou na ONU (Organização das Nações Unidas), sendo reconhecido entre “as melhores práticas para inclusão social” do mundo.” Hoje a Gastromotiva conta com uma Rede que ajuda, apoia e oferece vagas de trabalho pra quem finaliza os cursos.

Uma outra iniciativa muito bacana é o Chefs Especiais. O projeto surgiu também em 2006 através de uma ideia do casal Márcio e Simone Berti. Ambos apaixonados por gastronomia, queriam criar um projeto com impacto social em uma área que ainda não tivesse quase nada e criaram o projeto para atender crianças Down.

“Percebemos que as crianças Down estão sobrevivendo aos pais”, diz Simone. Assim, eles buscaram montar oficinas para que as crianças e jovens conseguissem mais independência em atividades cotidianas. Após muitos anos trabalhando e colocando dinheiro do próprio bolso no projeto, que contou também com a colaboração de muitos Chefs o casal encontrou parceiros e em agosto de 2013 inaugurou a sede própria com 500 m² e espaço para atender até 350 crianças. O Instituto Chefs Especiais é um dos quatro projetos brasileiros apoiados pelo programa Mais Saúde, parceria global entre a fBoehringer Ingelheim e a ONG de empreendedorismo social Ashoka.

A gente é um reflexo do que produz no mundo. O nosso convite é pra você sair das atividades rotineiras e encontrar uma forma, a sua forma de ajudar. Procure a instituição religiosa que você frequenta, a AACC ou o Hospital do Câncer e estou certa que sua vida vai ficar bem melhor, porque fazer o bem faz bem!

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Larissa
    22 Jan 2014 às 16:57

    Amiga Paty, obrigada pelo seu carinho! O mundo é muitoooooooo mais do que o nosso umbigo né? E o tão pouco que a gente pode fazer é tanto pra quem não tem nada! Bjo grande, Te amo!!!!

  • Patrícia Leão
    22 Jan 2014 às 10:04

    Parabéns pela ATITUDE, fazer o bem simples assim, eu já conheço o Tolentino e vi o marido na cozinha nascer pelos olhos de sua linda e dedicada esposa Larissa, que apaixonada por tudo que faz assim como ele nos contagiou com esse projeto encantador, agora unindo o talento ao social tudo fica mais AÇUCARADO mesmo, Parabéns AÇUCARADOS pelo Sucesso, pelo empenho e pelo TALENTO ajudar nos torna mais próximos de Deus e de nós mesmos sempre. #apoiesemprecoisasbacanas

Redes Sociais

Sitevip Internet