Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Marido na Cozinha traz um bate papo sobre nutrição funcional

Arquivo Pessoal

Hoje trouxe pra vocês um bate-papo com Jaline Faiad, nutricionista funcional, que atende em Cuiabá/MT e que acompanha a minha esposa em suas escolhas alimentares. O maior objetivo da Larissa é manter o peso e ganhar um pouquinho de massa magra. Ela não é radical na alimentação e come de tudo com moderação.

Certeza que os dois maiores segredo dela são um belo café da manhã (ela já contou porque mantém esse hábito há mais de 30 anos AQUI ) e se alimentar a cada 3h, SEMPRE!



Hoje em dia não se fala mais em saúde sem dar uma passadinha na geladeira e na mesa do brasileiro. Além disso o assunto dieta está em alta com milhares de perfis no Instagram que dão dicas sobre o assunto.

AQUI  têm dicas para se alimentar bem o ano todo.

Para receitas de suco verde acesse AQUI 



A Nutrição Funcional aplica o conhecimento dos nutrientes conforme a individualidade bioquímica das pessoas, rastreando os sinais e sintomas, relacionando com os hábitos alimentares, excessos e carências nutricionais e os corrige. O foco da Nutrição Funcional é nos nutrientes e não na caloria dos alimentos.



A Nutrição Funcional é para todos mas de forma diferente, respeitando a individualidade bioquímica de cada um. O que é o bom para uma pessoa não necessariamente é bom para outra. Por isso a importância de um profissional capacitado para avaliar as necessidades individuais.



Os princípios da nutrição funcional são:

1. Individualidade bioquímica: cada ser é único. Por exemplo, enquanto uns apresentam intolerâncias e alergias à determinados alimentos, outros não tem nada.

2. A interação da nossa genética com a nossa alimentação e ambiente farão com que um gene fique mais ou menos ativo, portanto, podemos atuar na modulação da expressão gênica pelo meio e pelo nutriente e com isso pode-se prevenir a manifestação de uma doença, mesmo que tenhamos seu gene.

3. Tratamento centrado no paciente e não na doença: identificar e tratar causas e não apenas sintomas;

4. Interconexões dos fatores fisiológicos: é importante a visão do funcionamento do corpo como um todo, uma reação influenciando a outra. Todas as funções do nosso corpo estão interligadas.

5. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade dos nutrientes: a carência ou excesso de um nutriente pode levar ao desequilíbrio de outro, portanto o balanço é fundamental para otimização da biodisponibilidade dos nutrientes.



As receitas funcionais visam fornecer nutrientes para manter o equilíbrio e bem-estar do organismo, buscando a melhor biodisponibilidade dos nutrientes.

Leva-se em consideração o meio de produção (orgânicos) e o processo de preparação dos alimentos, procurando preservar e/ou melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes. Além disso, evita-se o uso de aditivos químicos, que levam à prejuízos na saúde.



Procure ingerir mais alimentos e menos produtos alimentícios, ou seja, uma alimentação mais natural, sem rótulos e aditivos químicos.

Mais importante ainda é o equilíbrio, busque variar a alimentação, evite comer todo dia a mesma coisa.

E a nossa dica infalível: PROCURE UM NUTRICIONISTA. Ninguém melhor pra te acompanhar do que um profissional da área, faça todos os exames, exercite-se e aí é só alegria e saúde.

A Jaline Faiad atende no Instituto Brasileiro de Plenitude Humana, Rua São Benedito, 415, Cuiabá - MT, Telefone:(65) 3624-3060

Continue acompanhando minhas peripécias lá no Instagram: @TolentinoNeto 


Comentários no Facebook

Sitevip Internet