Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Colunas

Sétima coluna, 7 pílulas para 7 dias da semana

Com uma introdução supersticiosa 

O 7 é basicamente um número cabalístico. São 7 dias da semana, 7 pecados, 7 maravilhas do mundo, 7 anos de azar, 7 vidas do gato, 7 anões da branca de neve e por aí vai. Como escorpiana que adora os mistérios da vida e chegando à sétima coluna para o Conceito, resolvi voltar no esquema dos 7 textos pequenos com acontecimentos da moda, vestindo minha sete saias da pomba-gira para fechar um ciclo e prosseguir. Brincadeirinhas à parte, ao que interessa:

A capa da Vogue


Como sempre linda e em boa forma, a modelo Gisele Bunchen, eleita pela quarta vez consecutiva como integrante da lista de mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, ilustrou a capa da Vogue do mês de junho. E daí? Afinal já é costumeiro que uma modelo super poderosa ocupe espaços privilegiados. O que chamou atenção, não foi nem a foto assinada pelo fotografo Mario Testino e sim a estética da capa que foi super criticada pelo público. A escolha de fontes e layout com cara de “amador” nada mais é do que uma referência vintage, já que a moda sempre revisita o passado, por que não a direção de arte fazer também!?

Coleção Resort 2014 da Gucci tem bossa da cidade maravilhosa



Brasil como sede da próxima copa obviamente tem atraído foco de olhares e interesses. E claro, a moda está inclusa nesse sistema. Ronaldo Fraga mesmo, fez uma coleção de verão toda inspirada no futebol brasileiro e suas origens (e causou com o cabelo de palha de aço!). Agora foi a vez da marca internacional, Gucci, se inspirar no Rio de Janeiro no seu Resort 2014. Com prints e cores de guarda-sol e barquinhos a vela e silhueta setentinha, incluindo looks monocromáticos de tecido holográfico (aposte neles!) e tecidos leves e fluídos que tem a cara do clima carioca, a coleção fica mais interessante por apresentar uma cartela de cores inusitada como burgundy (essa cor continua em alta no inverno!) e mostarda, sem se deixar levar pela maré do navy.

WGSN Global Fashion Awards

O WGSN está realizando a quarta edição do WGSN Global Fashion Awards que premia e destaca os profissionais e empresas mais inovadores da indústria da moda. Qualquer marca de qualquer porte pode se inscrever gratuitamente no site do evento, onde passarão por uma curadoria que selecionará os finalistas. Marcas brasileiras como a e-commerce OQVestir e a marca Farm já levaram premiações em categorias do evento. Para quem não sabe o WGSN é um importante bureau de tendências que faz pesquisas e “vende informações” de tendências antecipadas (aquelas que ainda vão tomar conta do mercado) para empresas de design e de moda, a fim de aprimorar e ter alta chance de acerto no lançamento de novos produtos no mercado, oferecendo uma série de benefícios a quem produz. (http://globalfashionawards.wgsn.com/categories)


O entra e sai da moda

Volta e meia, estilistas e profissionais que se destacam no mercado da moda estão trocando direção criativa de uma marca por outra ou simplesmente deixando seus cargos. Neste mês, foi a vez de Lydia Maurer deixar a direção artística e criativa da Paco Rabanne, com menos de 1 ano após ter assumido o cargo. Os motivos da saída ainda não foram divulgados. Aqui no Brasil, a estilista Yamê Reis troca a direção de estilo da Totem pela direção de diversos setores criativos da Mercatto. Também tem a saída da brasileira Daniella Hellayel da Issa London, marca que ela mesma fundou em 2006 e ficou conhecida no mundo todo depois que Kate Middleton usou o famoso vestido azul no anúncio de seu noivado. Como a marca possuía uma estrutura pequena e com esse “boom” de fama teve muita procura, essa foi a oportunidade de se ter um sócio investidor que correspondesse com a nova demanda.

Artesanato do Brasil



A exposição “Mãe Brasileira” no Shopping Iguatemi em São Paulo apresenta artesanatos de todos os lugares do Brasil e fica em cartaz até o dia 04/06. E tem artesanato de Mato Grosso nos representando, tirei até um print, porque fiquei emocionada ao ver o trabalho de arpilharia da artesãs de Poconé estampando a página da Lilian Pacce. Não é lindo?

Tendências para tomar nota

Para quem gosta mesmo de saber sobre o que é tendência, reuni algumas para tomar nota, pesquisar referências e ficar de olho. O jeans é básico e indispensável no guarda-roupa, mas as vezes ganha foco de protagonista em algumas temporadas. Minhas apostas são os jeans rasgados estilo grunge, camisa jeans e jaqueta oversized.



A cor burgundy, aquele vermelho terroso, vinho, também deu o que falar no inverno passado e persiste nesse. O Preto e branco... Ah! o preto e branco. Tem gente que não pode nem ver/ouvir mais sobre ele, mas a tendência continua reinando por vitrines e ruas do mundo todo. A dica é: fuja do senso comum e use de maneira criativa! Em termos de print, o bicho da vez é a girafa.

O macacão é também uma peça que vem ganhando foco, até fazendo a vez dos vestidos de festa, ótimo para quem gosta de inovar. O tamanho midi também tem dado as caras em calças cropped, saias e vestidos. É um comprimento complicado de ser usado por exigir noção de proporção do corpo, podendo cortar a silhueta, mas quando bem usado cria uma imagem moderna e sofisticada. E para dar um toque oriental nas tendências, aposte em peças com manga quimono.

Calendário Nacional

Para quem gosta de acompanhar a moda nacional e suas novidades já pode anotar na agenda as datas da temporada inverno 2014: São Paulo Fashion Week acontece de 28 de outubro a 1° de novembro e o Fashion Rio nos dias 7 a 11 de novembro.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet