Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Colunas

Da cabeça à panela: dicas literárias para os amantes da cozinha

Autor: Davi Perez - Especial para o Olhar Conceito

27 Mai 2013 - 15:35

Sabemos que a leitura é um ótimo exercício intelectual e didático, lendo ativamos vários sensores do nosso organismo que ajudam na memória, gramática e no conhecimento. É comprovado que quem lê mais, sabe falar melhor e raramente apresenta timidez ao falar em público.

Aproveitando o bom momento que a gastronomia vive no mundo, grandes chefs se unem a editoras e lançam por ano centenas de publicações direcionadas aos amantes da cozinha (como eu).

Como sou chef autodidata, destaco aqui alguns livros e revistas que mudaram meu conceito sobre gastronomia e me ajudaram a encarar o trabalho de uma maneira mais séria e profissional.

Escoffianas brasileiras - Alex Atala



Lançado em 2008 pela editora Larousse e em parceria com a jornalista Carolina Chagas, "Escoffianas brasileiras" é uma obra fundamental, com um elegante e sofisticado projeto gráfico. O terceiro livro do aclamado Chef Alex Atala (seu nome de batismo é Milad Alexandre Mack Atala), além de desvendar as técnicas de preparo dos pratos que oferece em seu badalado restaurante D.O.M em São Paulo,o livro é um prato cheio para futuros chefs.

Por abordar temas essenciais que permeia o universo de uma cozinha profissional como: aprendizado, organização, técnicas de cocção, trabalho coletivo, gestão e administração. De quebra acompanha um livreto com mais de 100 receitas que ja foram executadas em seu restaurante que hoje é o 6º melhor do mundo.

Da cabeça à panela- Claude Troisgois



Outro livro bem bacana é o do chef Franco-brasileiro Claude Troisgois,"Da cabeça à panela" (que dá nome a essa coluna) a obra é um misto de diário pessoal e caderno de receitas, o chef que chegou ao Brasil no final dos anos 70 e se apaixonou pelas frutas nacionais como goiaba, maracujá e banana da terra, mostra como foi sua vida na França até sua chegada ao Brasil, no Rio de Janeiro.

Claude apresenta pratos incríveis, com técnicas francesas de preparo usando ingredientes brasileiros,um belo livro daqueles que se guarda para sempre.

O chef hoje esta a frente de 5 casas de sucesso na cidade maravilhosa e é estrela pop no canal GNT comandando seu "Que Marravilha!"

Brasil a gosto - Ana Luiza Trajano



Brasil a gosto tem o mesmo nome do restaurante da chef, localizado em São Paulo, reconhecido como um dos melhores do País, já tendo sido citado pelo The New York Times por revelar a diversidade cultural e riqueza da gastronomia brasileira.

O livro faz parte do projeto de pesquisa "Saberes do Brasil", de Ana Luiza Trajano, que percorreu as regiões norte, nordeste e sudeste do País, visitando 47 cidades, para conhecer a riqueza cultural e gastronômica locais, acompanhada por Alexandre Schneider, responsável pelas fotos, que revelam a diversidade de cores, sabores, sensações, imagens e belezas naturais do Brasil.

A obra ganhou o "Gourmand Cookbook Awards" de 2009, única premiação mundial do segmento, que é considerada o Oscar dos livros de gastronomia.

The River Cafe Cook Book - Rose Gray & Ruth Rogers



Ganhei este livro em 2007 do Luiz Marchetti, é de um restaurante italiano em Londres, gosto muito dele porque mostra que a cozinha italiana é mesmo sem limites, com pratos simples e saborosos. O chef celebridade Jamie Oliver já trabalhou nele antes da fama.

Mordidas Sonoras - Alex kapranos



Astros de rock costumam ser associados a sexo, drogas e, claro, rock and roll, certo? Nem sempre. À primeira vista, culinária, literatura e rock são universos distintos, mas Alex Kapranos sabe criar sucessos com ingredientes variados. Em "Mordidas sonoras", um dos maiores talentos do rock britânico põe de lado o clichê e trilha um caminho diferente.
Com mesmo talento que o consagrou à frente do Franz Ferdinand, Kapranos apresenta uma apetitosa mistura de culinária, relato de viagem e rock, conduzindo o leitor a uma jornada gastronômica pelo mundo. Com relatos saborosos - ou às vezes nem tanto - que passam por Japão, Austrália, China, Brasil e Argentina, Alex celebra a maior virtude da comida: a experiência de comparar, discutir e trocar garfadas com os amigos. Leitura bem divertida e atraente.

No Brasil temos várias revistas de gastronomia que, além de informar e mostrar as novidades do assunto, servem de fonte de pesquisa para elaboração de cardápios ou simplesmente uma ajudinha no jantar para os amigos, as quatro melhores revistas pra mim são:

Prazeres da mesa



Revista Gosto



Gula



Revista Menu



Comentários no Facebook

Sitevip Internet