Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre apneia do sono e ronco e formas de tratamento

A apnéia e o ronco são distúrbios respiratórios do sono que afetam de maneira significativa a qualidade de vida de quem sofre com estes problemas. Além de causarem transtornos sociais e psicológicos , como depressão e prejuízos cognitivos, podem proceder serias consequências físicas para os pacientes, entre elas hipertensão, arritimias cardíacas relacionadas ao sono e diabetes tipo II.

Ambos os problemas estão relacionados ao colapso da via aérea superior, causado pelo estreitamento ou hipotonicidade da orofaringe durante o relaxamento muscular que acontece durante o sono. A sonoridade típica do ronco é consequência da respiração em meio a esse excesso tecidual na orofaringe, que vibra suas estruturas diante da insistência da caixa torácica em inspirar. Em muitos casos, esse estreitamento chega a bloquear a passagem de ar provocando uma pausa respiratória que vai se repetir por várias vezes durante a noite, caracterizando assim, a apnéia do sono.

Quanto aos sinais e sintomas associados à doença, os principais são ronco alto e incomodativo e sonolência excessiva diurna, sono agitado e cefaleia matinal. A fadiga e a incapacidade de controlar a sonolência dificultam a realização de tarefas simples.

Pode haver ainda, cefaleia matinal, transtornos ansiosos ou depressivos e problemas de comportamento e cognição associados à queda na saturação de oxigênio e ao sono não reparador por fragmentação constante.
Sendo assim, o sono é uma nova especialidade médica, com mais de oitenta distúrbios catalogados.

Alguns distúrbios do sono, incluindo o ronco e a apnéia do sono leve a moderada, podem ser controlados com o auxilio de um Cirurgião-Dentista.

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet