Olhar Conceito

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Colunas

A máxima do menos é mais

Autor: Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

28 Jun 2013 - 09:32



Com estética austera, refinada e atemporal, o Minimalismo que está intimamente ligado com o modernismo dos anos 20 (que tem como uma de suas principais propagadoras, Coco Chanel) preza por linhas retas e simples, silhueta andrógina e desprezo por adornos supérfluos e também está ligado com o Desconstrucionismo (que tem suas raízes na moda belga) . Apesar da estética minimalista ter alguns adeptos e referências em fases do século XX e XXI, bem como nos anos 60 (nas artes plásticas), seu marco na moda foi no começo dos anos 90, como se viesse a suplantar o exibicionismo e exagero que foi a década de 80.



O estilo minimalista acaba por criar uma imagem intelectualizada e estética funcional, prezando por cores neutras e suaves que dão enfoco ao corte da roupa. A graça do estilo está na inteligência em saber criar diferentes texturas mesmo em looks monocromáticos (por exemplo mesclar transparências, com tecidos de materiais diferentes como tricôs, couro e peles), o uso de vários tons de uma mesma cor, roupas com modelagens desconstruídas e recortes diferenciados e quando há estampas são formas e elementos repetitivos.



O estilista Jil Sander foi um exemplo de criador da estética minimalista nos anos 90, exibindo grande habilidade de criar roupas que dispensassem qualquer ornamentação adicional para serem belas, bem como o austriaco Helmut Lang que descrevia suas roupas como “sem referenciais”. Outra marca que possui o minimalismo como estilo marcante é a Calvin Klein.



Além de ser uma estética que caracteriza um determinado estilo de vestuário, o minimalismo também tem seus adeptos nas áreas da fotografia, design de interiores, arquitetura e artes plásticas. Alguns levam até como estilo de vida, como é o caso da blogueira holandesa Ivania Carpio, (love-aesthetics.blogspot.com.br) que se veste de acordo com a estética, se apresenta (fotograficamente) como a estética e ainda possui uma sessão de DIY (Do it yourself ou “faça você mesmo”) onde dá dicas de como fazer acessórios e até peças de roupas minimalistas.



Para o verão 2014 brasileiro, houveram muitas propostas minimalistas de marcas como Colcci, Cori, Osklen, Fórum, Tufi Duek e Alexandre Herchcovitch, com peças estruturadas, shape seco, alfaiataria, looks monocromáticos e matéria-prima sofisticada, algumas com um leve toque esportivo.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet