Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias / Chef Paulo Vitor

Confraria cuiabana de vinho "Devotos de Parker" celebra a culinária sul-africana

Chef Paulo Vitor

18 Fev 2016 - 17:41

Foto: reprodução

Confraria cuiabana de vinho
Há 9 meses acontecia o primeiro encontro da Confraria Devotos de Parker, um grupo de amigos cuiabanos que se reúnem uma vez ao mês para beber, vinho é claro, se divertirem e  aproveitarem os prazeres de uma boa mesa.

Leia mais:
Chef Paulo Vitor quebra o velho tabu de que comida pronta não é saudável
Chef Paulo Vitor fala sobre o Josper, combinação entre uma grelha e um forno numa só máquina

Neste mês de fevereiro o país escolhido foi a África e sua culinária. Cerca de 30 pessoas participaram esta semana do nono encontro, que aconteceu no restaurante Dom Sebastião, no qual tive o prazer e a honra de assinar o cardápio junto com meu amigo Chef Fernando Mack.

O arquiteto Rodrigo Esteves é um dos integrantes dos Devotos de Parker e diz que o principal objetivo da confraria não é avaliar vinhos ou dar notas à rótulos e sim curtir a vida.

E já que o objetivo da noite era curtir a vida regada à muito vinho e boa comida, exploramos o universo Sul-Africano para uma experiência de extremo bom gosto aos nossos convidados.

A culinária da África do Sul recebeu diversas influências indígenas e britânicas, construídas através das relações do trabalho escravo aos ingleses, por isso os africanos cozinhavam com ingredientes europeus. Influencias árabes também foram trazidas pelos escravos na época da idade média além de ingredientes mais exóticos como grilos fritos. Assim como em sua cultura, a África também é rica à mesa.

Nosso menu foi composto de 5 etapas harmonizadas com os melhores rótulos de vinhos africanos, uma explosão de sabores para agradar o paladar dos Devotos de Parker:

- Creme de Abóbora com Leite de Coco;

- Linguiça de Pernil com Vinagrete de Feijão Fradinho;

- Pintado Crispy ao Molho Curry e Chitney de Abacaxi com mini plataforma de mandioca;

- Bife de Chorizo com Cebola e Pimentões Grelhados;

- Arroz Arbóreo Doce com Coco e Especiarias.







No próximo mês os vinhos serão brasileiros e em junho a Confraria completa 1 ano. Agradecemos à todos os participantes pela noite maravilhosa e também os parabenizamos pela iniciativa de celebrar a vida à mesa com muito vinho. Até a próxima semana.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Flávia Costa
    19 Fev 2016 às 07:52

    Desejando essa Linguiça de Pernil com Vinagrete de Feijão Fradinho.

  • eduardo
    18 Fev 2016 às 18:55

    Linguiça de Pernil tá parecendo linguiça toscana,,,

Sitevip Internet