Olhar Conceito

Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Notícias / Chef Paulo Vitor

Chef Paulo Vitor fala sobre a pizza preparada no forno a lenha

Chef Paulo Vitor

25 Fev 2016 - 17:23

Foto: Reprodução / Ilustração

Forno à lenha limpo e aquecido

Forno à lenha limpo e aquecido

Olá amigos! Hoje irei falar sobre pizza assada no forno a lenha e suas características. Para começar, é preciso pensar na questão ambental, a madeira correta a ser utilizada deve ser proveniente de reflorestamento ou até mesmo vinda de florestas com técnicas de manejo sustentáveis. Existe também o briquete geralmente feito a partir de resíduos de madeira compactado conhecido como lenha ecológica.

Leia mais:

Confraria cuiabana de vinho "Devotos de Parker" celebra a culinária sul-africana
Chef Paulo Vitor quebra o velho tabu de que comida pronta não é saudável

No Brasil, o que mais se usa é o eucalipto de reflorestamento, no caso essa é a lenha que utilizamos nos fornos do Dom Sebastião. Diferentes tipos de lenha fazem pizzas com gostos diferentes,o que importa é sair fumaça, pois essa é a principal característica da pizza assada no forno a lenha: o sabor. Tecnicamente, o que ocorre é a combustão da madeira, ela exala vapores aromáticos que se impregnam na pizza, em outras palavras, fica levemente defumada, isso é exatamente o que agrada o nosso paladar.

Outro fato muito importante é a alta temperatura, que assa a massa rapidamente, ficando crocante por fora e macia por dentro. É preciso manter o forno em temperatura média de 480 graus para garantir uma pizza com alto padrão de qualidade.

Ao longo dos anos percebi outro ponto que também é importante, o lastro do forno precisa ser limpo freqüentemente para retirar o excesso de cinzas que se acumulam evitando que a parte de baixo da pizza absorva.

O resultado é sem dúvida um pizza de excelente qualidade e a variedade de sabores são grandes, podendo agradar paladares de diversas culturas e estilos.

Não posso deixar de citar o forno a gás, que atualmente está presente no mercado com fornos de alta performance capazes de deixar a massa de uma pizza com qualidade similar ao forno a lenha, o importante nisso tudo é que seja no forno a gás ou a lenha, é possível sim fazer pizzas de alta qualidade para que diversos públicos sejam atendidos conforme suas expectativas e saiam satisfeitos da experiência de degustar uma boa pizza.

Abraço a todos!

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet