Olhar Conceito

Quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Notícias / Chef Paulo Vitor

Wagyu: a melhor carne do mundo

Chef Paulo Vitor

03 Mar 2016 - 13:57

Foto: Reprodução

Wagyu: a melhor carne do mundo
Hoje o mercado é composto por uma grande variedade de carnes nobres, os criadores buscam aprimorar cada vez mais o tratamento bovino e trazer até o consumidor um produto de extrema qualidade. A raça Wagyu é de origem japonesa, o animal recebe um tratamento especial para garantir o marmoreio da carne, que é essencial para manter total suculência, sabor e maciez. O gado é tratado com ração especial, recebe sessões de massagens de drenagem, além de ter sua pelagem borrifada com saquê e ainda contar com a cerveja como parte de sua alimentação, que segundo os japoneses o consumo da cerveja aliada às massagens favorece a marmorização da carne. Todo esse processo de cuidado é justificado pelos criadores e veterinários experientes nesta raça como importantes para garantir os cortes com a melhor qualidade já vista no mundo todo, e conseqüentemente isso tudo tem custos bastante elevados, há clientes no Brasil que estão dispostos a pagar cerca de R$550 no quilo da picanha de Wagyu para saborear a carne bovina mais nobre que se possa existir.

A genética do Wagyu é diferente de um bovino comum, ela possui a capacidade cinco vezes maior de infiltrar gordura sobre a fibra da carne, basicamente esse é o segredo, quando preparada ao fogo, as gorduras derretem e se combinam com o sabor da carne, o que confere suculência, maciez e sabor especial.

O marmoreio é medido através de um aparelho de ultrassom em uma escala de 1 a 12 as peças com pontuação entre 8 e 12 são as mais caras. O Wagyu criado no Brasil é tratado também de forma bastante criteriosa, porém existem pequenas mudanças no processo de criação devido ao nosso clima e alimentação, ainda assim a carne do Wagyu criado no Brasil consegue atingir 8 graus de marmoreio, uma média considerada muito boa.

Hoje nosso país já conta com empreendimentos que se especializaram em vender somente carnes especiais, e vem ganhando destaque no mercado. Além de restaurantes que contam com Wagyu em pratos para atender os apreciadores de carne Premium.

Na preparação o ideal para se obter o melhor resultado de sabor é selar a carne com pouco sal, não adicionar molhos ou temperos fortes, para não haver interferências no sabor e enfim se render ao prazer de uma perfeita experiência gastronômica.

Abraços a todos e até a próxima semana.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adalberto Lima Junior
    16 Jul 2016 às 18:28

    Chef Paulo, aonde podemos saborear estas maravilhas em Cuiabá?

  • Claudio
    11 Mar 2016 às 12:57

    Carlos, você tem o livre arbítrio para escolher ler ou não a matéria. Agora, entrar em uma coluna de gastronomia para reclamar da situação político-econômica do país e da desigualdade social pra mim é muita falta do que fazer. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É tipo entrar no Habibs pra protestar dos atentados terroristas da Al Qaeda. Entendeu ou quer que desenhe?

  • Pedto
    03 Mar 2016 às 16:59

    Carlos o cara tem uma coluna de gastronomia vc quer que ele fale de política Você deve estar lendo coluna errada. Política e a parte podre deste país se os japoneses são o que são e graças ai conhecimento Legal estas informações eu não imaginava existia carne tão nobre

  • Bufalo
    03 Mar 2016 às 16:40

    Carlos Deste que o mundo é mundo existe pobre e ricos nas sociedades existe camadas de pessoas que por trabalho herança sorte ou seja lá o que for desfrutai de condições financeira que podem viver e consumir produtos da mais alaga qualidade.Falar destes costumes não é ignorar a pobreza do planeta é justamente o contrário .comjecimento e o único caminho que existe para uma sociedade ou pessoa conseguir subir deforma honesta. Certas vez dois garotos Afeganistão passavam em frente à a um palácio é um falou quando eu for grande vou construir a bomba e derrubar este palácio o outro garoto falou quando eu for grande voo trabalhar para ter um palácio igual a este . Fique do lado que vc quiser. Eu gostaria imensamente de poder um dia experimentar está carne Devw ser um churrasco delicioso E vamos para a rua se 13/03 para melhor este país

  • Carlos
    03 Mar 2016 às 15:11

    Simplesmente desnecessário esses detalhes japoneses!!! Isso é quase uma tortura bovina. Ridicula! Nos seres humanos nao precisamos de tanto sacrificio de um animal. Ja estava de bom tamanho o abate de animais. Agors com tortura prévia pra carne ficar gourmet. De novo a Gourmetizacao da Vida. Preocupacoes futeis, equanto derretemos em saúde, educacao e Segurança. Dai vao falar que é responsabilidade do Governo!! Isso é de uma imaguridade grotesca. Quem nos governa?! Nossos semelhantes que elgrmos! Entao sejamos menos futeis e vamos falar de algo importante, por favor!!!! N Dia 13.03 vem ai! E vcs vai estar assando carne?!?! Até quando?!?

Redes Sociais

Sitevip Internet