Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Desenvolvimento

Conheça Nobres: uma ilha de ecoturismo no mar de agronegócio

Foto: Meneguini/Gcom-MT

Conheça Nobres:  uma ilha de ecoturismo no mar de agronegócio
Cachoeiras, cavernas, rios, fauna e flora incomparáveis. Tudo isso em um raio de 35 km da cidade de Nobres, a 150 km da capital Cuiabá. O município e seus distritos são apenas uma parte do potencial turístico de Mato Grosso, que está em processo de desenvolvimento por meio de uma parceria entre Governo do Estado, prefeituras e setor privado.

Leia mais:
Torre de 25 metros presenteia turistas com vista privilegiada do Pantanal e do nascer do sol na mata
Mirante das Águas oferece peixe com sabor especial e preço justo no melhor ambiente da Grande Cuiabá

Colocar Mato Grosso na rota dos grandes centros de turismo nacional e internacional, e consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Estado através desse seguimento, é o principal objetivo da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), que será realizada de 20 a 24 de abril em Cuiabá.

Como produto para mostra de potencial está o “Corredor do Ecoturismo”, delimitado pelas regiões do pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara. O secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, afirma que sabe que o estado tem muito a ser aproveitado, mas que como cartão de visitas foram escolhidas estas regiões.

“O corredor do ecoturismo será nosso produto principal. Digo produto porque são potenciais de natureza que já estão ou serão transformados do estado bruto para visitação turística, com toda estrutura e segurança necessária. Será por meio desse produto que os turistas descobrirão outras regiões turísticas de Mato Grosso”, explica Nigro.

Na região de Nobres, foram identificados cerca de 38 atrativos, dentre cachoeiras, rios, grutas e pontos de observação animal, em estado bruto de conservação que precisam de estrutura para recepção de turistas. São os chamados potenciais. Já os locais transformados em produtos e que estão em funcionamento somam apenas 15 atrativos.

Dentre os maiores desafios no desenvolvimento da região está à regularização fundiária, principal reivindicação do setor privado, que fica impossibilitado de investir sem autorização da secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). Autorizações que estão sendo concedidas, segundo Nigro.

Mais uma proposta de desenvolvimento da região é o voucher único eletrônico, que possibilitará ao município arrecadação fiscal. O bilhete eletrônico para acesso as atrações da região trará mais organização e controle dos turistas que visitam os atrativos, já que estes possuem limites diários de turistas para visitação.

Vale lembrar, que para realizar os passeios e conhecer a região é necessário ser acompanhado por um guia local, que pode ser contratado nas agências de turismo, juntamente com o pacote de passeios.


Foto: Meneguini/Gcom-MT

Durante o passeio do último sábado (05) a Bom Jardim, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o trade de turístico de Mato Grosso, o grupo de jornalistas de Cuiabá e Várzea Grande foi acompanhado pela guia Nega, da agência “Nobres Turismo”.

Flutuação pelo Rio Salobra


Foto: Meneguini/Gcom-MT

Vales de areia fina, cristalina, preenchidos por uma vegetação multicolorida, folhas verdes e avermelhadas balançam e se curvam com o movimento das águas. Borbulhas de areia evidenciam pequenas erupções causadas pela ressurgência das nascentes. Pequenos habitantes daquele reino encantado cruzam sua extensão com pequenos impulsos, dançam entre as plantas. Os maiores e mais coloridos, deslizam suavemente exibindo suas cores que cintilam com o reflexo do sol na água. Observar esse território silencioso é mergulhar na mais profunda tranquilidade.

De cima, a paisagem poderia ser descrita como de um novo mundo, mas ao levantar o olhar em direção à realidade sabemos que se trata do fundo de um rio. O passeio que leva os turistas a percorrerem 1000 metros em flutuação pelo rio Salobra, apresenta uma natureza em estado bruto de conservação.

Para a flutuação no rio o turista deve estar equipado com colete, bota especial para mergulho e o snorkel, que é o equipamento de respiração pela boca e a máscara de mergulho para visualização subaquática.

O “Reino Encantado”, pousada onde o passeio é realizado, está localizado no distrito de Coqueiral, cerca de 12 km do distrito de Bom Jardim, em Nobres. A estrada que dá acesso ao local é de chão.

Descendo o Duto do Quebó de boia cross


Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Emoção e adrenalina disparam nas leves corredeiras do Duto do Quebó, no distrito de Coqueiral, em Nobres. O período de chuvas colabora com a emoção do passeio deixando as águas do rio mais agitadas. Durante a descida, o desafio é curtir o trajeto sem virar a boia.

No percurso de quase 2 km, uma caverna totalmente escura faz parte da travessia com 300 metros de extensão. Em seu interior, formações de calcário no teto e nas paredes são a morada de centenas de morcegos.

Guias locais e equipamentos como colete, sandálias apropriadas e capacete fazem a segurança de quem embarca na aventura do boia cross.

O ponto inicial para a descida está localizado a 32 km do distrito de Bom Jardim e o acesso é por estrada de chão.

Cachoeira Serra Azul e Tirolesa


Foto: Edson Rodrigues/Trade Turístico

Uma queda d’água de 45 metros incrustada entre montanhas é o cenário da Cachoeira Serra Azul, acessível após uma subida de 480 degraus em meio a mata fechada. O som da força da água pode ser ouvido logo no início da trilha.

O esforço e dificuldade de acesso são pagos com a vista do paredão e da piscina de águas cristalinas. Em dias de sol, o tom azul impressiona. Enquanto que, em épocas de chuva, a força da natureza se prova na violência que a água despenca do alto da cascata.

Colete salva-vidas é acessório obrigatório para garantir a segurança dos visitantes. No percurso de volta, os mais corajosos podem optar pela aventura na tirolesa, que possui 700 metros de extensão a 50 metros de altura. A travessia aérea tem duração de 45 segundos e garantia de uma vista exuberante.

A Cachoeira Serra Azul é administrada pelo Sesc e está localizada a 20 km do distrito de Bom Jardim, em Nobres, apesar da proximidade, o local é considerado parto do município de Rosário Oeste. O acesso é realizado por estrada de chão.

Confira o vídeo da viagem produzido pela assessoria do Governo de Mato Grosso:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet