Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

Rota do Peixe

Procissão, missa e campeonato ‘quem come mais Mujica’ movimentam Comunidade Ribeirinha

Foto: Reprodução

Procissão, missa e campeonato ‘quem come mais Mujica’ movimentam Comunidade Ribeirinha
A 10ª Rota do Peixe, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, movimentou o local com procissão, missa e campeonato tradicional de comilança neste fim de semana. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, em comemoração aos 297 anos da capital.

Leia mais:

- Rede de 'fast food saudável' chega a Cuiabá com a proposta de unir praticidade e boa alimentação

- Com churrasco "na faixa" e prêmios em dinheiro, torneio de truco promove interação entre jogadores da região

O almoço deste domingo (10) foi animado na Comunidade São Gonçalo Beira Rio com a competição de quem consegue comer mais Mujica de Pintado. Presente no evento, o secretário adjunto de turismo do Estado, Luiz Carlos Nigro, participou da brincadeira e fomentou o consumo comendo pouco mais de meio quilo de mujica.



Na sexta-feira (08), durante a abertura da 10ª edição da Festa, o secretário¬ adjunto de cultura de Cuiabá, José Paulo Traven, representou o prefeito Mauro Mendes e falou da preocupação do poder público em fomentar a cultura e a tradição cuiabana. "Principalmente em São Gonçalo Beira Rio, que é o berço das tradições da nossa terra, local que dá identidade à Cuiabá. Nossa preocupação é garantir a cultura regional e, com ela, fomentar o turismo, que beneficia a todos da cidade", disse.

O presidente da associação de moradores da localidade, Dalmir Lúcio de Almeida, agradeceu a presença das autoridades e destacou que dez anos após a primeira festa Rota do Peixe, os moradores conseguem viver do trabalho, principalmente de ceramistas. "A festa é uma revalorização do patrimônio cultural e nos ajuda a divulgar as tradições e cultura, como a cerâmica, o siriri e cururu, e nossa tradicional gastronomia, que é, principalmente, o peixe, muito procurado nesta época. Serão três dias de festa, em que devemos comercializar até uma tonelada de peixe na região", informou Dalmir.

A festa teve início com uma procissão seguida de missa em homenagem a São Benedito, São Gonçalo, São João, São Pedro e São Sebastião. Grupos de siriri e cururu também se apresentaram. Todas as peixarias da região participam da festa e esperam aumentar as vendas nos dias da festa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet