Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

visibilidade nacional

Criador da 'guitarra de cocho', Billy Espíndola será um dos condutores da tocha olímpica em Cuiabá

Foto: Reprodução

Criador da 'guitarra de cocho', Billy Espíndola será um dos condutores da tocha olímpica em Cuiabá
Enquanto todos os olhos estiverem virados para a Tocha Olímpica, o roqueiro cuiabano Billy Espíndola vai carregá-la e aproveitar para divulgar seus novos trabalhos. Conhecido por ter criado a ‘Guitarra de Cocho’, que inspirou até mesmo um premiado documentário, o artista tem seu talento reconhecido novamente e no próximo dia 23 de junho será um dos brasileiros a pegar o maior símbolo das Olimpíadas nas mãos. 

Leia mais:
Filme sobre a criação da guitarra de cocho ganha prêmio internacional

A tocha chegou ao Brasil nesta terça-feira (3), e vai percorrer cerca de 300 cidades, incluindo todas as capitais. No total, são 12 mil condutores que foram escolhidos por suas histórias de vida e sua importância para o país. Billy conta que estava em casa no final de 2015 quando, de repente, recebeu a ligação de um número de São Paulo.

“Era o pessoal da Nissan. Eles podiam indicar algumas pessoas pra serem condutores e, eu acho que por causa do lançamento da guitarra de cocho na Copa do Mundo, ficaram sabendo sobre mim. Eles me ligaram, perguntaram se eu queria concorrer e um tempo depois vieram pra cá”, afirma. Em Cuiabá, fizeram um vídeo intitulado ‘um roqueiro cuiabano’.

Assista:




“Eles me disseram que tinha muita chance de eu ganhar, mas que dependia do Comitê Olímpico. Há menos de um mês eu recebi um email do comitê dizendo que eu tinha sido escolhido”, comemora Billy. Para o cuiabano, essa será uma grande oportunidade de divulgar sua carreira solo. Por isso, antes do dia 23 ele pretende lançar virtualmente seu novo álbum e três videoclipes.

“Eu acho que quando você faz algo com amor, coisas mágicas acontecem. Ter feito a guitarra de cocho, ter lançado ela na Copa foi uma grande oportunidade de mostrar a banda pra fora, e eu fiz aquilo de forma totalmente despretensiosa. Agora, outra coisa mágica acontece, que é essa condução da tocha”, finaliza.

A viola de cocho


Criada em 1883, a viola já foi tema de muitas pesquisas nacionais e internacionais. Em 2004, ela foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional, e em 2005 foi destaque como instrumento principal na Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho. Em 2014, Billy criou a ‘Guitarra de Cocho’, unindo as tradições cuiabanas e o rock’n’roll.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet