Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

viveu em Cuiabá

Criador do intensivismo, 'Wlademir Dias-Pino' será um dos artistas a expor na 32ª Bienal de SP

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Wlademir Dias Pino

Wlademir Dias Pino

O artista carioca e cuiabano de coração Wlademir Dias Pino é um dos confirmados na 32ª Bienal de São Paulo, segundo lista divulgada na última quarta-feira (4). Fundador do movimento de vanguarda ‘intensivismo’, um dos fundadores da poesia concreta no Brasil e ainda um dos fundadores do poema/processo, Wlademir foi também o primeiro autor a criar um ‘livro-poema’.

Leia mais:

Uma noite para sentir: Setembro Freire homenageia o artista Wlademir Dias-Pino

A edição de 2016 da bienal tem curadoria-geral de Jochen Volz e o título ‘Incerteza Viva’. No total, são 81 criadores e coletivos de 33 países participantes da mostra. Dentre os assuntos a serem discutidos na mostra estão questões ecológicas, históricas, cosmológicas.

Os primeiros 54 nomes convidados foram anunciados no final de 2015. Na última quarta (4), foi lançada a nova seleção, com mais 27 artistas, dentre eles Dias-Pino.

Em setembro de 2015, Wlademir foi homenageado em Cuiabá durante o ‘Setembro Frere’, circuito cultural que reuniu exposições, performances e rodas de conversa. Na ocasião, 1350 imagens feitas pelo artista foram instaladas no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) em forma de labirinto. Ainda houve duas mostras nos Museus Histórico e Geográfico e no de Arte de Mato Grosso.


Lançamento do Setembro Freire (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

A 31ª Bienal de São Paulo, lançada na capital paulista em 2014, foi exposta também em Cuiabá, no Palácio da Instrução, entre novembro e dezembro de 2015. A ideia é que as próximas edições também sejam itinerantes, o que torna possível que a 32ª, com obras de Wlademir, venha a Mato Grosso.

A 32ª Bienal de São Paulo acontece de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Saiba mais sobre a exposição AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet