Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Carreira

entenda

Como emagrecer, parar de fumar ou salvar seu casamento: O serviço de coach te ajuda a alcançar metas

Foto: Olhar Conceito

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Ajudar o cliente a saber onde está, onde quer chegar e – principalmente – como percorrer este caminho da melhor forma possível. Este é o trabalho do ‘coach’ e é este o trabalho que Wendell Carvalho desenvolve há cinco anos. Há dez, no entanto, ele já trabalha com desenvolvimento de pessoas.

Leia mais:
Coach cristão participa de evento com treinamento para conquistar metas
Serviço de 'Coaching de vida' ajuda pessoas a traçar metas e atingir objetivos com a organização da mente

Wendell é cuiabano e trabalhou por muitos anos como gerente. “Mas eu percebi que não conseguia fazer a diferença na vida das pessoas ali, que as pessoas não eram impactadas por meu trabalho”. Pensando nisso, ele criou uma palestra sobre liderança e, sozinho e ‘do nada’, foi vender os ingressos. Foi um sucesso.

Depois dessa primeira experiência, ele percebeu que era com aquilo que queria trabalhar, e pediu demissão em duas semanas. Começou a trabalhar em uma empresa de consultoria: “Mas eu cheguei lá e disse que se em dois anos eu não fosse sócio, não ia querer mais o emprego. Eles concordaram na hora, mas em dois anos o prometido não se cumpriu”, conta. A partir daí ele saiu e criou sua própria empresa, a Kairos Treinamentos.

Aos poucos, ele começou a atender clientes cada vez mais fortes. “Ali eu fui picado pelo mosquitinho do empreendimento. A empresa cresceu, fizemos palestras, pesquisas, workshops, fomos para outros estados”, conta. Com o advento da internet, então, a empresa conseguiu se promover ainda mais e atingir um público maior. “Se antes a gente atendia mil pessoas por mês, depois disso fomos para 15, 20 mil pelo sistema de webinar (videoconferência)”, explica Wendell.

Coach

Diferente do treinamento dado em empresas, em que Wendell dá palestras para um grupo de pessoas, o processo de ‘coach’ é individual. Há cinco anos ele fez o processo para ganhar o título e, desde então, vende pacotes de ‘treinamento’ para pessoas que querem atingir um objetivo mas não sabem como.

Pode ser qualquer objetivo: emagrecer, parar de fumar, salvar um casamento, ser promovido, abrir um novo negócio. Segundo Wendell, as pessoas o procuram principalmente para resolver problemas em quatro áreas da vida: relacionamentos, saúde, carreira e finanças.

“Em uma sessão de coach eu faço perguntas. Pergunto: onde você está? Quem é você hoje? Onde você quer chegar? O que te trava”, explica o coach. É um processo de treinamento extremamente técnico e prático e, segundo ele, são usadas técnicas para que a própria pessoa descubra as respostas.

Outro aspecto importante do processo de coach é o de modulagem: “Eu sempre atuo colocando um modelo. Pergunto pra pessoa: quem te inspira? E aí vamos investigar a pessoa e entender porque ela tem o sucesso que tem”.

Para os leigos, o processo pode até ser confundido com um tratamento psicológico: “Mas os psicólogos ficam muito focados no passado. O coach foca no hoje e no futuro, e como fazer para chegar lá”, desmistifica.

Segundo Wendell, os preços deste tipo de treinamento, no Brasil, vão de R$300 a R$1200 por sessão, e o trabalho é mais procurado por mulheres, e na faixa etária de 30 a 40 anos: “Porque as mulheres buscam mais ajuda do que os homens. Podemos reparar nisso mesmo quando casais estão perdidos na rua ou nos números que mostram que os homens morrem mais cedo, porque não procuram médicos. É assim também com o coach. E é por isso que cada vez mais mulheres conseguem atingir posições melhores que as dos homens”.

Apesar da quase totalidade da eficiência do treinamento – Wendell conta que tem sucesso em 98% dos casos que atende – o processo de coach só funciona se a pessoa estiver disposta a mudar, não existe milagre. “O coach vai até certo ponto, mas depois dali é a força de vontade da pessoa”, explica Wendell. Ele afirma, ainda, que o trabalho é feito com pessoas que já estão em uma boa situação, mas que procuram a excelência.

Semana Produtiva

Começou nesta quinta-feira (5) a ‘Semana Produtiva’. Totalmente gratuita e online, a semana – que segue até o dia 12 de maio – serve para “turbinar a produtividade” dos que assinarem.

Durante esses dias, Wendell enviará vídeos para os inscritos em que falará sobre instalação de hábitos, rotinas e uso de agenda, metas e objetivos, equilíbrio da roda da vida, propósito claro e valores alinhados.

Até o momento já foram mais de 60 mil inscritos, mas ainda é possível se inscrever pelo SITE. Para saber mais sobre o trabalho de Wendell acesse sua FAN PAGE ou SITE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet