Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

próxima quinta

'Cultura do estupro' é tema de segundo grande debate promovido pela UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

'Cultura do estupro' é tema de segundo grande debate promovido pela UFMT
No final do último mês de maio o Brasil assistiu à descoberta – e publicação nas redes sociais – de um estupro coletivo sofrido por uma garota carioca de 17 anos. Logo, pipocaram na internet opiniões culpando a vítima. As grandes mídias ‘embarcaram’ no tema, e os movimentos feministas realizaram diversos protestos pelo país contra a chamada ‘Cultura do Estupro’. Para dar continuidade ao tema, acontece na próxima quinta-feira (23), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o evento: “Ainda? Cultura do Estupro em debate”.

Leia mais:
Cuiabana vítima de estupro coletivo está há seis anos à espera de Justiça

Idealizado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o debate vai unir representantes de diversas instituições da sociedade civil, como o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

Para Vera Bertoline, professora, pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCI) e coordenadora de Extensão da universidade é uma das convidadas para a conversa e lembra que o tema é importante por ser tratado, muitas vezes, como um ‘fenômeno invisível’.

“É de suma importância dar visibilidade discutindo, denunciando e exigindo do Estado a adoção de medidas, tanto preventivas como protetivas as pessoas envolvidas nessas situações”, conclui Vera.

Para o Pró-Reitor, professor e Maestro Fabrício Carvalho, um dos organizadores do evento, o debate mostra o compromisso da UFMT em refletir grandes questões. O primeiro grande debate aconteceu no último dia 19 de maio, também na UFMT, e discutiu a necessidade de mudança na Lei Kandir, que isenta as commodities exportadas de taxação.
Participam do debate sobre Cultura do estupro:

- Governo do Estado de MT
- Assembleia Legislativa do Estado de MT
- Núcleo interinstitucional de Estudos de Violência e cidadania/UFMT
- Conselho estadual dos Direitos da Mulher de MAtoi Grosso
- Poder Judiciário/ Vara especializada de violência contra a mulher
- Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Serviço

Ainda? Cultura do estupro em debate
Horário: 19h30
Local: Teatro da UFMT
Entrada gratuita

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet