Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Criador do Orkut lança nova rede social Hello

Orkut Buyukkokten, o criador do Orkut, lançou uma nova rede social, a Hello. A plataforma já está no ar, ao menos nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália. A previsão de chegada ao Brasil é para agosto. A rede foi anunciada ainda em 2014, quando o Orkut já se preparava para ser desativado. Na época, Buyukkokten anunciou o início do desenvolvimento da sua mais nova rede social, com a criação da startup Hello Network, em parceria com o engenheiro de software John Murphy.

Dercy Gonçalves ganha homenagem do Google no dia em que faria 109 anos
VK, o 'Orkut russo', mira Brasil para crescer

Buyukkokten é ex-Google e criador da antiga rede social que levava seu próprio nome. Agora, está com a proposta de criar uma plataforma onde “medo e ódio não têm lugar”, para "amizades verdadeiramente profundas" (em uma crítica ao Facebook), com novas formas de se conectar e com forte apelo mobile.

A Hello abre suas portas com uma carta emocionante do seu criador, traduzida também em português, em que critica a forma de se relacionar em outras redes sociais famosas como Twitter, Facebook, Tumblr e Instagram. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, afirma.

Com o Hello, Orkut pretende criar “amizades mais profundas e verdadeiras”, onde as pessoas partilharão de interesses em comum, as mesmas paixões, dizendo ao mundo mais do que "curti".

Nova geração do Orkut
"Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não “Gostos”. Eu inventei a hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões. Hello é provavelmente a palavra mais falada no mundo, depois de “Ok”. Olá, Oi, alô, holá, Aló, halo, āllo, hallo, alló, hello. Medo e ódio não tem lugar quando você faz esse simples e amigável gesto para uma outra pessoa”, comenta na apresentação. Leia na íntegra em (hello.com/orkut).

Na página oficial da rede social, que no primeiro momento parece funcionar exclusivamente por meio de aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), há um campo a ser preenchido para pré-cadastro de interessados, na opção “Sign Up”. Sendo assim, basta se inscrever a acompanhar o calendário.

Personas
É possível notar funções que se assemelham aos concorrentes, como as Personas, que são o equivalente aos Grupos do Facebook e às Comunidades do antigo Orkut.

Folio
O Folio é, basicamente, a Linha do Tempo com atualizações de seus amigos e Personas favoritos. A Hello também tem elementos visuais similares aos do Instagram, suporte a jogos sociais, conquistas desbloqueáveis de uso, “curtidas” e espaço para comentários em fotos ou postagens.

Match 'por interesse'
Uma das possíveis funções inéditas da rede social é o “Match”, que une pessoas automaticamente, a partir dos interesses em comum, similar ao Tinder, mas aberto a qualquer tipo de relacionamento. Alguém que goste de futebol, fotografia ou videogame, por exemplo, pode ser conectado a outras pessoas que possuem o mesmo interesse e criar laços mais profundos.

Além do Brasil, país em que o Orkut fez sucesso, a previsão é de que a Hello chegue a partir de agosto deste ano também ao Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, México e Índia. E você, está animado? 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet