Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

próxima segunda

Palestra gratuita de filosofia discute a 'Alegoria da Caverna', de Platão

Foto: Reprodução / Ilustração

Palestra gratuita de filosofia discute a 'Alegoria da Caverna', de Platão
‘A alegoria da caverna’ é uma das histórias filosóficas mais conhecidas e contadas em todo o mundo. Por outro lado, é entendida de diversas formas. A história, escrita por Platão, será discutida em um curso na Nova Acrópole, na próxima segunda-feira às 19h30.

Leia mais:
Escola de filosofia instala 'geladeira-biblioteca' com cerca de 300 livros em praça de Cuiabá

O mito da caverna fala sobre a trajetória do ser humano da ignorância à sabedoria, simbolizado por um grupo de pessoas acorrentadas no fundo de uma caverna muito escura, e que não conhecem nada além daquilo. Atrás delas está uma fogueira, e os homens e objetos que passam por ela projetam enormes sombras no fundo, tal como um cinema moderno.

Os homens que estão acorrentados, no entanto, não percebem as correntes até que um dia um dos habitantes se questiona sobre a verdade, consegue se desamarrar, olha pra trás e percebe o sistema. Ao sair da caverna, conhece o mundo real, vendo as coisas como realmente são.

A história já foi inspiração para diversas obras, inclusive para o filme ‘Matrix’. A palestra da próxima segunda-feira é gratuita, e as inscrições devem ser feitas AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet