Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Cirurgião Olyntho Gonçalves fala sobre a cirurgia plástica de nariz – uma visão contemporânea

Foto: Reprodução / Ilustração

Cirurgião Olyntho Gonçalves fala sobre a cirurgia plástica de nariz – uma visão contemporânea
“Nos restaurantes reconstruímos e fazemos todas as partes que a natureza destruiu não tanto que se apague da memória, mas certamente deve elevar a auto-estima, ajudando os seres aflitos”
Gasparo Tagliacozzi

Devemos ter em mente que sob o ponto de vista plástico estético que face apresenta interesse fora do comum e o nariz seria dentre os seus componentes o que mais se projeta e estando no centro da mesma é sem dúvida quem chama mais atenção. Ao invocar o conhecido aforisma, os olhos são os espelhos da alma, parafraseando este princípio moral afirmamos que o nariz é o espelho da face.

Leia mais:

Bumbum Praticumbum Prugurundum: Prótese Glútea

Sabemos que a cirurgia plástica obedece a certos fundamentos e até que uma técnica seja aceita amplamente leva tempo para convencer. Parece atualmente existir uma tendência entre os cirurgiões plásticos mais modernos uma maior preferência em se realizar a cirurgia aberta do nariz, a chamada Rhinoplasty, ou seja, aquela em que se pratica a total exposição das cartilagens através de uma minúscula incisão abaixo do nariz, mais precisamente na columela. Diga-se de passagem que cada caso é um caso e que cada técnica se aplica a uma determinada deformidade, porém existe uma grande concorrente que defende que nesta técnica “aberta” permitira uma maior refinamento das cartilagens e da parte óssea, permitindo uma maior preservação e correção da parte funcional.

Hoje, a cirurgia plástica brasileira alcançou todas as condições de oferecer o aperfeiçoamento do nariz, corrigindo deformidades daquilo que seja considerado como um defeito da face.

Hodiernamente há o reconhecimento da comunidade científica dos avanços alcançados através das novas conquistas e que as novas técnicas da rinoplastia moderna podem oferecer.

A rinoplastia tornou-se hoje o grande desafio da cirurgia plástica, pois antigamente era tido como uma cirurgia rápida e o que trazia ao cirurgião plástico muita notoriedade tornou-se um procedimento muito mais detalhado. Houve uma evolução natural, pois, temos que considerar que os resultados no pós-operatório imediato, após alguns anos pode não ser mais, pois a cartilagem “trabalha” com o tempo, tornando a correção, seja estética funcional do nariz um desafio.

Atualmente, o cirurgião plástico antenado com a modernidade evita e convence seu paciente que a beleza do seu nariz é conservar toda sua característica natural que Deus lhe deu, refinando sim, porém não mudando toda sua estrutura, sua etnia e a beleza que é inerente em particular para cada raça. Para cada povo, cada etnia há um modo peculiar e próprio da percepção de beleza e estética, conforme temos assinalados em artigos anteriores.

Praticamente não existe duas faces iguais, e assim também podemos dizer que não existem faces que sejam rigorosamente simétricas. O nariz, apesar de ser um órgão par aos olhos mais apurados já que pode ser divido em duas partes iguais.



O paciente que possui um julgamento crítico de desejo de melhora da aparência estética do seu nariz deve conversar muito com o seu cirurgião plástico e indagá-lo sobre a Rinoplastia Aberta, uma técnica já consagrada em nosso arsenal cirúrgico.

O ato cirúrgico deve revestir-se visando a composição nariz-rosto sem dissociar o estético do funcional, nem perder a caracterização ou identidade própria.

Na abordagem desta temática, fica explícita a nossa visão participar da busca de um resultado, harmônico e equilibrado que venha trazer um resultado que reflita aos outros um sentido estético melhor para sua vida.

*Olyntho Gonçalves Neto - Cirurgião Plástico
Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet