Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

fenearte

Artesanato mato-grossense é exibido em maior feira do ramo da América Latina

Foto: Lenine Martins / GCom MT

Artesanato mato-grossense é exibido em maior feira do ramo da América Latina
Mato Grosso está presente na maior feira de artesanato da América Latina, a 17ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), que começou em Pernambuco na última quinta-feira (7) e segue até dia 17 de julho. Com o tema “O artesanato, a arte brincante”, a feita tem cerca de cinco mil expositores do Brasil e de outros sessenta países, como Peru, Colômbia e Espanha.

Leia mais:

Exposição que comemora trinta anos da Associação Mato-grossense de artesãos começa hoje

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Programa de Artesanato, montou um estande de Mato Grosso no evento, e levou produtos de 65 artesãos do estado. Dentre eles, estão peças da cultura indígena, cerâmicas, arte com retalhos de tecido, arte sacra, bonecas de pano, pedrarias, em tecelagem como redes e xales, móveis em madeira e fibra de urubamba, entre outros.

Maria do Carmo Avalone, coordenadora do programa em MT, enxerga a importância de estar na Fenearte: “A participação do Estado é imprescindível para o fomento da produção artesanal mato-grossense. A feira funciona como uma vitrine, onde podemos além de divulgar, comercializar esses produtos, prospectar vendas futuras. Alguns artesãos já fecharam encomendas com grandes lojistas, como é o caso das redes e da arte indígena”.

De acordo com a Assessoria da Sedec, o estado foi convidado participar pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A 17ª Fenearte homenageia o artesão Manuel Eudócio e o multi-instrumentista Naná Vasconcelos, dois artistas pernambucanos já falecidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet