Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Oratórios

Relíquias da fé mato-grossense do período colonial ganham exposição em Museu

Foto: Protásio de Moraes

Relíquias da fé mato-grossense do período colonial ganham exposição em Museu
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) expõe a partir desta quinta-feira (25) relíquias que guardam a fé do povo mato-grossense. Disponível para visitas de terça a domingo somente até o dia 30 de outubro, a “Oratórios e Crucifixos” tem entre seus objetos, peças da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, das Igrejas do Rosário e São Benedito.

Leia mais:
Inauguração do Memorial Rondon reverência história do Marechal e promete avanços para comunidade de Mimoso

São dez oratórios originais da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, das Igrejas do Rosário e São Benedito e de acervos pessoais que foram doados ao MASMT. Juntamente com alguns desses oratórios serão exibidas imaginárias e crucifixos da antiga catedral.

Originária do verbo “orar” em latim, que significa "falar, dizer, pronunciar, prece e discurso" a palavra “Oratório” possui sentidos amplos: como o devocional doméstico, evocativo de oração, gênero musical e até mesmo um estilo arquitetônico que designa local de reclusão.

A diretora do Museu, Sandra Barbosa, explica um pouco do que estará a disposição do público para apreciação. “As informações sobre as peças registram o uso, costumes e tradições; evocam hábitos e características, por meio da influência barroca, rococó e neoclássica, além da história da arte e da arquitetura que se revela no conjunto dos oratórios expostos”, adianta Sandra.

Os oratórios como elementos arquitetônicos religiosos são espaços devocionais fixos ou móveis, tanto domésticos como conventuais. Os oratórios ficam no lar ou podem ser trasladados para outros lugares, esses disseminados pelos bandeirantes, devido à escassez de Padres durante as expedições ao interior do Brasil. Ao longo das Vilas fundadas, ficavam as imagens carregadas nos Oratórios, que serviam para as celebrações, ao longo dos anos com o crescimento dessas vilas, houve a necessidade de aumentar os locais de celebração, assim construindo capelas ou grandes Igrejas. Os fixos eram incorporados às grossas paredes de Taipa de Pilão das “Casas Grandes” em fazendas. O doméstico tornou-se tradição nas regiões de mineração e as religiosas femininas criavam seus oratórios conventuais, confeccionados em pequenas caixas ornadas com estampas de santos.

Dentre as peças em exibição, destaque para o oratório barroco em madeira recortada, entalhada nas colunas, vidro de cristal, com 1,59 m de altura, procedente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida no ano de 1968.

Serviço

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horário: Terça-feira a Sábado das 09:00 às 17:00 horas.
E aos Domingos da 09:00 às 13:00 horas.
Tel.: 98425-1443 ou 3056-6285
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet