Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

14ª edição

Cinco mil participam da Parada LGBT em Cuiabá; ao lado de familiares, eles cobram direitos e esbanjam glamour

24 Set 2016 - 18:19

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Naiara Leonor

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Paulo Augusto, que adotou duas crianças, foi com a família para o evento

Paulo Augusto, que adotou duas crianças, foi com a família para o evento

Cidadania não é privilégio. Este foi o tema da 14ª edição da Parada LGBT, que aconteceu na tarde de sábado (24), em Cuiabá. Gays, lésbicas, bissexuais e transexuais foram uníssonos em seus discursos e cobraram os direitos. O evento reuniu diversas famílias e a organização estimou que foram cinco mil pessoas presentes. Após concentração na Praça Ipiranga, todos seguiram em caminhada pelas ruas da capital mato-grossense.

Leia mais:
Parada LGBT acontece neste sábado com o tema “Cidadania não é Privilégio”

Ginna Mota, escolhida a rainha da parada deste ano, foi firme em seu posicionamento: “Esta posição requer um glamour e brilho. Por isso estou vestida representando a nossa liberdade. O tema da nossa parada já diz tudo [Cidadania não é privilégio]. É exatamente isto, não queremos privilégio, pois isto nós já temos, nós brilhamos. Queremos apenas direitos e que eles sejam respeitados”, disse ao Olhar Conceito.

O evento ainda contou com a participação de muitas famílias. Paulo Augusto, que adotou duas crianças – uma de dez e a outra de nove anos – junto com o seu companheiro, Admilson de Assunção, lembrou que a presença dos pequenos é de suma importância para mudar o pensamento da sociedade e explicar o porquê das coisas.



“[O evento] é importante para dar visibilidade para nós. Estamos conseguindo conquistar nosso espaço na sociedade e a parada nos ajuda muito. Eu acho que [as pessoas] devem trazer as crianças para cá. A partir deste evento é que conquistamos nosso respeito. As crianças têm de vir para entender o porque de estarmos aqui”, disse Paulo Augusto, que estava com toda a família na parada.

Não foram apenas os filhos que estiveram no evento acompanhando os pais. Maria da Luz, mãe de Ginna Mota, também esteve presente e adorou o visual da rainha da parada: “Estou muito feliz. Eu apoio a minha filha de todo o gosto. Vou acompanhar a caminhada, acho isso tudo lindo”, afirmou.

Em paralelo ao evento, integrantes da igreja Assembleia de Deus pregavam o evangelho na mesma praça e dividiam o espaço de forma harmônica, sem qualquer tipo de problema: “Não nos incomoda. Para nós, é um prazer muito grande. O nosso objetivo é pregar o evangelho, a palavra de Deus. É importante ter eles também ouvindo a palavra. Eles são aceitos se quiserem participar, recebemos todos com muita alegria”, disse Marlene Gomes da Silva.

Marlene ainda lembrou que “no ano passado choveu, eles entraram aqui debaixo para se proteger e ficaram ouvindo o evangelho. Não tem problema nenhum dividir o espaço. Jesus veio no mundo para salvar todas as pessoas, sem distinção”, finalizou.

O evento tem como organizadores o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e a ONG Livre-Mente, além de participação da Organização Não Governamental ‘Mães pela Diversidade’. Segundo a página da parada no Facebook, outro lema é “Vote Certo, Vote Colorido”. A festa segue até a noite, com a ‘Festa da Parada’ na casa de shows Hot Spot.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet