Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Benefício

Mudança na lei da meia-entrada garante benefício aos doadores de medula em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Mudança na lei da meia-entrada garante benefício aos doadores de medula em Mato Grosso
Desde a última sexta-feira (21) os doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntário de Medula Óssea (Redome), terão direito a meia-entrada em locais de visitação pública em que sejam oferecidos eventos culturais, esportivos e de lazer, como teatros, museus, cinemas, circos, feiras, exposições zoológicas, parques, pontos turísticos, e estádios. A lei de nº 10.450 foi sancionada pelo governador Pedro Taques e tem a autoria do deputado estadual Eduardo Botelho.

Leia mais:
Lei entra em vigor e 40% dos ingressos de eventos culturais e esportivos devem ser para meia entrada

O direito ao pagamento da metade do valor das atrações já era assegurado ao estudantes que comprovassem a condição por meio de carteirinha ou comprovante oficial, aos deficientes com direito a acompanhante, aos idosos a partir dos 65 anos, jovens entre 15 e 29 anos que comprovem situação de baixa renda por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, e também aos doadores de sangue, sendo ampliado agora aos cadastrados no banco de medula óssea, com alteração do artigo 1º da Lei nº 8.547/06.

O autor da nova alteração, o deputado estadual Eduardo Botelho acredita que o benefício possa colaborar com o aumento do número de novos doadores de medula óssea. "A proposta que poderá aumentar o número de doadores de medula óssea cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), junto ao Hemocentro, bem como os de doadores de sangue regulares que já tem esse benefício", declarou o deputado.

Conforme informações no site do Redome, para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

"A importância de aumentarmos o número de doadores é com relação a dificuldade de encontrar doadores de médula compatíveis, as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Essa lei é um incentivo a mais para fazermos o bem", informa Botelho.

Os interessados em serem doadores de sangue ou medula óssea podem procurar o Hemocentro-MT. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 7h às 11h30.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet