Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

veja vídeo

Parque Estadual Águas Quentes une turismo e preservação ambiental na 1ª Unidade de Conservação de MT

Foto: Reprodução / Ilustração

Parque Estadual Águas Quentes une turismo e preservação ambiental na 1ª Unidade de Conservação de MT
Lazer, diversão, relaxamento... e cuidado com o meio ambiente. É tudo isso que o Hotel Mato Grosso Águas Quentes oferece a seus visitantes. Localizado no município de Santo Antônio do Leverger, a 85km de Cuiabá, o parque é a Primeira Unidade de Conservação de Mato Grosso, e está localizado no ‘Corredor da Biodiversidade’ entre Cuiabá e São Lourenço.

Leia mais:

Tirolesa que cai direto na água e almoço por encomenda são atrações do ‘Refúgio Água Azul’ em Nobres

Neste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), junto ao Hotel, criaram um vídeo explicativo mostrando tudo o que acontece dentro do Parque, e como ele tem sido benéfico ao ecossistema em que está instalado.

De acordo com o vídeo, o Parque Estadual das Águas Quentes foi criado em 1978, e tem uma área total de 1487 hectares. No entanto, a exploração do local vem desde 1905, quando as fontes termais atraíram o explorador Marechal Cândido Rondon. Em 1937, a área foi desapropriada e passou a ser do poder público.

O hotel, hoje, fica em uma pequena área dentro do imenso parque, e é administrado tanto pela iniciativa privada quanto pelo governo. “Quando a gente chegou aqui nessa área existia muita caça, desmatamento ilegal, e hoje com a conscientização dos moradores do entorno e de toda a comunidade, a gente conseguiu mudar essa prática na região”, conta Fabio Oberty Fávero, gerente do Hotel Águas Quentes.

Como explica o gestor ambiental do hotel, Joab Almeida da Silva, foi preciso criar essa gestão compartilhada. “O parque criou um sistema de gestão ambiental que foi certificado em 2014. Isso significa que todas as atividades desenvolvidas dentro do parque são analisadas para que o impacto no meio ambiente seja o mínimo possível”, conta.

Para isso, o espaço maior foi dividido em sub-áreas, com objetivos diferentes. Existe a área para turismo e lazer, mas também existem áreas específicas para pesquisa e para a preservação das espécies locais.

Esta prática foi de extrema importância, já que o cerrado, onde está localizado o hotel, é uma área onde “5% de todas as espécies catalogadas no Planeta Terra estão”, conforme afirma Alexandre Batistella, coordenador de unidades de conservação do Parque.

Além disso, o local abriga nascentes de importantes rios, e é um ambiente entre o Pantanal e o Cerrado, ou seja, local de passagem de diversos animais. “O cerrado é o 2° maior bioma do Brasil e é um dos 25 hotspots, que é o que, áreas quentes de biodiversidade, mas com grande risco de se acabar nos próximos anos. Por isso é muito importante ter essas zonas de proteção”, conta Alexandre.

Outro benefício do local é a movimentação da economia local. No hotel estão empregadas 54 pessoas, sendo destas 22 moradores locais. Mesmo os que não trabalham ali, são beneficiados fornecendo produtos para o empreendimento.
Conheça mais sobre o hotel assistindo ao vídeo:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet