Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Teatro de Sombras

Coletivo paraense apresenta espetáculo Dom Quixote no Sesc Arsenal; Veja vídeo

Foto: Da Assessoria

Coletivo paraense apresenta espetáculo Dom Quixote no Sesc Arsenal; Veja vídeo
O Coletivo Miasombra traz a Cuiabá o seu teatro de sombras “À Sombra de Dom Quixote”. Atravessando o Brasil, o grupo de Belém do Pará se apresenta em Cuiabá no Sesc Arsenal nesta sexta-feira (11) em duas sessões: às 15h e às 19h com entrada gratuita.

Leia mais:
Peças do Festival de Teatro da Amazônia tem sistema 'pague o quanto quiser'

O espetáculo em teatro de sombras é uma livre inspiração a partir da obra de Miguel de Cervantes, narra o encontro de personagens poéticos com Dom Quixote em um cenário ilusório, uma fabulação contemporânea, análoga à realidade fantástica de certos Quixotes, cavaleiros de tristes figuras que encontramos em nossos caminhos.

O espetáculo leva ao público uma perspectiva contemporânea das personagens de Cervantes, costurada por cartas escritas para um Sr. Quixote, que compartilham histórias de pessoas que se misturam com imagens reais e imaginárias. O Coletivo ainda destaca como interessante o fato do fiel escudeiro Sancho Pança, não estar presente na encenação, “talvez porque possa vir a significar o olhar da sociedade quando se defronta com algo fora dos padrões, fora do cotidiano, fora da normalidade a qual o ato de viver se impõe”.

Adepto do processo colaborativo para compor o espetáculo, o Coletivo afirma que esta forma de concepção do trabalho artístico possibilitou ao grupo expandir a função do ator além de seus limites originais e alcançar outras áreas do espetáculo cênico.



O grupo procura dividir com o público mato-grossense um recorte da produção criada pelo Coletivo paraense há 6 anos, compartilhando os estudos e pesquisa do Coletivo Miasombra iniciados em 2010.Toda a programação será gratuita, e as apresentações do espetáculo contam com legendagem, para atender ao público surdo/mudo, como uma meta de acessibilidade do projeto.

Em 2015 participa da Ocupação Reator – Casa das Onze Janelas, em Belém; Temporada Ocupação Funarte Brasília – Território Paranoá – Brasília e Espaço Cultural Lá de Casa – Goiânia. Selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (2015), o espetáculo circula agora pelas cidades de Cuiabá e Barra do Garças (MT).

Oficina e intercâmbio

Por acreditar na divisão do conhecimento por meio do teatro e objetivando difundi-lo em suas formas de linguagem e expressão, o Coletivo Miasombra realizou em Barra do Garças entre os dias 07 e 10 de novembro, a Oficina Iniciação ao Teatro de Sombra, eu promoveu o intercâmbio para artistas e estudantes das artes cênicas local, no intuito de explorar a linguagem do teatro de animação com a técnica do teatro de sombras.

O grupo

O Cletivo Miasombra existe desde 2010, com origem na cidade de Belém, no estado do Pará e desde então desenvolve projetos de encenação que aliam a dramaturgia cinematográfica às linguagens cênicas: Teatro de Animação, Teatro de Sombras, Cinema e Performance.

De forma colaborativa, horizontal, o Coletivo é formado por artistas reunidos com o interesse comum em pesquisar multilinguagens. Em seu repertório possui a premiada cena, "Makunaíma em a Árvore do Mundo e a Grande Enchente" e o espetáculo "À Sombra de Dom Quixote", além de oferecer atividades formativas continuadas, baseadas em seus aspectos primordiais de pesquisa, como a reciclagem de resíduos plásticos, e dramaturgia.

Ficha técnica

Criação, Concepção Visual e Roteiro: Coletivo Miasombra | Atores-Sombristas: Márcia Lima, Milton Aires e Patrick Mendes | Direção e Dramaturgismo: David Matos |Consultoria Artística: Nando Lima | Criação de Bonecos: Maurício Franco e Aline Chaves| Livro Pop-up (Boneco): Liana Yuri | Ilustração: Márcia Lima | Arte Gráfica: Vagamundos | Figurino: Maurício Franco | Costureira: Cláudia Silveira | Desenho de Som: Leo Bitar | Assessoria de Imprensa: Luciana Medeiros | Produção Executiva:Jambo&Jambú Produções | Colaboradores: Aníbal Pacha - Andrea Rocha - André Mardock – Cristina Costa - Iara Souza - Lucas Alberto - Manoel Santos - Marcelo Rodrigues – Telma Lima - Thiago Ferradaes| Realização: Coletivo Miasombra e A Trama – Associação de Teatro e Dança da Amazônia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet