Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

Oportunidade

Maior Superlua em 70 anos pode ser vista no mundo todo; evento se repetirá só em 2034

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Maior Superlua em 70 anos pode ser vista no mundo todo; evento se repetirá só em 2034
O evento ‘Superlua’ que acontece nesta segunda-feira (14) é inédito para muita gente, a não ser que você tenha mais de 68 anos, além disso, é uma oportunidade única de presenciá-lo devido a sua raridade. Quem não aproveitar esta noite só terá outra chance em 2034, segundo a Nasa. O fenômeno pode ser visto no mundo todo.

Leia mais:
Quarta Lua de Sangue traz a tona teorias religiosas e apocalípticas; fenômeno poderá ser visto em todo o país

A explicação para a ocorrência do fenômeno é simples: por ter uma rota elíptica em volta da Terra, a Lua atinge diferentes pontos de proximidade com nosso planeta, assim, quando o satélite atinge o ponto mais perto da Terra e coincide com a fase de lua cheia, o fenômeno é chamado de ‘superlua’.

O último registro deste acontecimento foi em 26 de janeiro de 1948 e a previsão do próximo é em 25 de novembro de 2034. O momento exato em que o satélite atingiu o perigeu (ponto mais perto) foi às 9h22, estando cheia às 11h52. Na Austrália, por exemplo, o fenômeno já pode ser visto.

A aproximação e luminosidade é o que torna o evento tão especial, já que a Lua estará 14% maior e 30% mais brilhante com distância mais próxima da Terra de 48 km.

A dica para quem quer apreciar o momento é escolher um local distante dos grandes centros, com pouca luminosidade artificial. Para quem reside em Cuiabá, vale a pena uma visita a Chapada dos Guimarães para admirar o fenômeno nesta véspera de feriado.

Misticismo

Não é de hoje que o satélite natural da Terra atraia a atenção humana. Em tempos antigos, a Lua foi adorada como deusa e adotada em culturas de muitos povos. No hinduísmo ela é Shiva, no corão dos árabes ela é Qatar, para os judeus ela representa a vida nômade. Seu ciclo foi uma das primeiras referências para marcar o tempo. Há quem a use como referência para cortar o cabelo, para a agricultura, pesquisas estudam sua relação com o sono humano e são inúmeras as crenças de influências que a Lua possa ter sobre a Terra.

Em setembro de 2015 o fenômeno “lua de sangue” trouxe a tona teorias apocalípticas e religiosas. Na época, o pastor e escritor estadunidense John Hagee, afirmou em declarações a imprensa que, cada vez que esse evento ocorreu, o povo de Israel experimentou uma grande mudança e aponta acontecimentos como a expulsão dos judeus da Espanha, a criação do Estado de Israel e a Guerra dos 6 dias, como prova disso. A Bíblia também cita o evento em vários de seus livros.

Ele fez a lua para marcar o tempo". (Salmo 104:19).
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas". (Lucas 21:25).
"O sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados". (Mateus 24:29).
"O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes do grande dia da vinda do Senhor ". (Atos 2:20).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet