Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

gratuitos

MT Escola de Teatro abre inscrições para sete cursos com sistema pedagógico internacional

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MT Escola de Teatro abre inscrições para sete cursos com sistema pedagógico internacional
A MT Escola de Teatro está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para sete cursos regulares, com o mesmo sistema pedagógico utilizado em escolas da Finlândia e Suécia, são eles: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana. Para se inscrever a uma das 50 vagas, o candidato deve mandar um email para mtescoladeteatro@adaap.org.br com o título “Chamamento MT Escola de Teatro”. Mais informações e ficha de inscrição AQUI.

Leia mais:
Mostra de Cinema Negro é adiada por acusações racistas e falta de representatividade em Cuiabá

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo e-mail. Os cursos são voltados para a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.

Com o mesmo sistema pedagógico de uma das mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina, a SP Escola de Teatro e também de escolas da Súecia e Finlândia, a MT Escola de Teatro é parte integrante das ações do Cine Teatro e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço, administrado pela Associação Cultural Cena Onze.

Durante a inauguração da Escola nesta segunda-feira (14), o ministro das Relações Exteriores, José Serra, que esteve presente na solenidade, explicou que os cursos oferecidos pela instituição vão muito além do fazer teatro. “Não se trata apenas de uma escola de interpretação. É para quem quer construir o teatro, aquele que acontece do palco aos bastidores. É para formar profissionais que exerçam tarefas que precisam ter qualificação para que sejam bem desempenhadas”, observou o ministro Serra, que foi um dos responsáveis pela criação da SP Escola de Teatro quando ocupou os cargos de prefeito e, em seguida, governador do Estado de São Paulo. Hoje o modelo pedagógico da escola paulista é referência em outros países como a Suécia e a Finlândia.

Para o secretário Leandro Carvalho, a integração de Mato Grosso com outros estados e outros países é fundamental. Essa interlocução global já começou com a assinatura de um Termo de Colaboração com a Universidade da Finlândia na noite de abertura da MT Escola de Teatro. A partir de fevereiro haverá um intercâmbio entre alunos e professores do Brasil e daquele país.

Os cursos

A MT Escola de Teatro vai oferecer ao todo 50 vagas para os seguintes cursos:

Atuação (20 vagas): Neste curso o estudo está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista, tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. O curso pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo.

Cenografia e figurino (5 vagas): O curso capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área de cenografia e figurino, desenvolvendo habilidades críticas, técnicas e artísticas. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

Direção (5 vagas): O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Este curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas. O candidato deverá ter experiência teatral.

Dramaturgia (5 vagas): Visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.

Iluminação (5 vagas): Qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista.

Sonoplastia (5 vagas): Propõe a formação do aprendiz por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.

Produção cultural (5 vagas): Capacita aprendizes fornecendo elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal, estadual e federal. Os principais temas abordados serão o processo de elaboração, viabilização e gestão de projetos culturais, segundo a lógica/metodologia das legislações, políticas de apoio, e incentivo à produção cultural.

Processo seletivo

O processo seletivo acontecerá em duas etapas: A primeira é o preenchimento e envio da ficha de inscrição cujo prazo vai até o dia 30 de novembro. A segunda é de caráter eliminatório, composta por entrevistas presenciais com o objetivo de avaliar o interesse do candidato e a sua disponibilidade de horário para frequentar os dois anos de formação e por dinâmicas teatrais que irão avaliar o potencial artístico dos candidatos nas áreas a que se propõem a estudar.

Esta segunda etapa será realizada por uma banca formada por três profissionais com reconhecida atuação e experiência artística nas artes do palco.

Outras informações no site da Secretaria de Estado de Cultura.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet