Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Onça-pintada

Porto Jofre é local de referência para turismo de observação animal no Brasil

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Porto Jofre é local de referência para turismo de observação animal no Brasil
Distante cerca de 260 km de Cuiabá, a região do Porto Jofre vem se firmando como um dos principais locais para observação da fauna e da flora do pantanal brasileiro. O investimento no turismo do local e na preservação do ambiente tem atraído turistas de todo o mundo, principalmente, oriundos da Europa e América do Norte que vem ao território mato-grossense em busca da onça-pintada, terceiro maior felino do planeta.

Leia mais:
Feira de Turismo do Pantanal 2017 é lançada em São Paulo e acontece em abril em Cuiabá

A curiosidade em ver de perto esse animal tão exótico tem criado um cenário propício que está transformando Porto Jofre em um dos destinos mais procurados por quem opta pelo turismo sustentável, que não causa danos ao meio ambiente, além de gerar emprego e renda para a comunidade.

O aumento da população de onças na região nos últimos 30 anos, tem facilitado o crescimento desse segmento turístico na região. Comprovando esse desenvolvimento do potencial turístico ao longo dos anos, a ONG Panthera realizou um estudo com foco no turismo de observação de onça-pintada, em que alguns dados revelam que a atividade está bem longe da crise. Durante a pesquisa foram ouvidos 137 turistas que visitaram Porto Jofre em 2015.

Conforme a pesquisa, na região existe aproximadamente uma onça a cada dois mil hectares nas áreas florestadas próximas aos rios da região. “A região do Porto Jofre inicialmente era mais procurada para o turismo de pesca e observação de aves. Aos poucos, com o aumento do número de onças e a sua preservação, o destino foi atraindo turistas para essa finalidade de observar o felino, sobretudo, os estrangeiros que culturalmente já investem em um turismo mais sustentável, com muito contato com natureza, água e animais exóticos. Pela nossa pesquisa, quase 30% da motivação do turista que vem ao Porto tem relação com a onça-pintada”, explica o pesquisador Fernando Tortato, da ONG Panthera.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos turistas estrangeiros que visitam o Pantanal, mais de 26% são provenientes do Reino Unido, seguido por americanos e alemães, com 18,9% e10,9%, respectivamente. Quando perguntados se viriam ao Pantanal sem a possibilidade de visualização das onças pintadas, mais de 48% dos britânicos disseram que não viriam, o que demonstra a importância do felino para o fomento do turismo no destino.

Estrutura e demanda

São sete pousadas à disposição na região de Porto Jofre e aproximadamente 30 em toda a extensão da Transpantaneira, conforme dados da pesquisa, que mostraram ainda uma taxa média de ocupação de 80% na rede hoteleira no período de julho a outubro, algumas com reservas de vagas já para o ano 2017.

Com experiência de quem circula há mais de 15 anos pelo Pantanal, Aílton Lara, que inicialmente exercia a função de guia de turismo decidiu há pouco mais de dois anos, empreender na região do Porto Jofre e hoje comanda a Pousada Pantanal Jaguar Camp.

O empresário conta que viu nascer o turismo de observação de onça e, que, quando percebeu o potencial deste tipo específico de turismo, sentiu a necessidade de investir em um negócio que pudesse atender a crescente demanda. “Porto Jofre vem desenvolvendo e estruturando esse tipo de atividade específica e, hoje, é um dos principais locais que oferece o turismo de observação de onça em toda a América do Sul. A natureza daqui é singular, pois, estamos localizados em uma área de rica diversidade, banhada por rios e com farta opção de alimentos para os felinos, o que proporciona um habitat ideal para a procriação. Por isso, além de sermos pioneiros nesse tipo de turismo, a nossa Região tem se tornado referência, por isso, estamos percebendo um crescimento de cerca de 30% no número de turistas a cada ano”, descreve.

Lara também explica que o período mais propício para encontrar os animais é entre o dia 15 de junho e 15 de novembro. “Em pouco mais de quatro meses registramos, somente na minha pousada, mais de 500 turistas que ficam, no mínimo, quatro dias. A maioria são ingleses e americanos”, conta.

Viaje legal

Se você quer se encantar com as belezas mais exuberantes que somente o Pantanal pode proporcionar, a dica antes de fazer as malas e colocar o pé na estrada, é buscar empresas devidamente legalizadas no ramo para garantir uma viagem sem surpresas desagradáveis.

Para isso, busque o Cadastur – sistema criado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Sedec que disponibiliza uma lista de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo que operam em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet