Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Olyntho Gonçalves fala sobre cirurgia plástica: mudanças no corpo e alma

Foto: Reprodução / Ilustração

Olyntho Gonçalves fala sobre cirurgia plástica: mudanças no corpo e alma
“Beleza é um substantivo 
derivado do adjetivo belo e 
que icorpora seu arquétipo 
na cirurgia plástica.”


   

Tema abrangente que não se esgota nas linhas de uma página de revista, nem em tratados e obras, é o chamado mundo fascinante da cirurgia plástica. 
Ele é complexo, abrangente e faz parte do dia a dia dos profissionais da área e dos pacientes. 
A cirurgia plástica cumpre muitos anos de trajetória no campo da cirurgia estética quanto reparadora.

Se a primeira se preocupa com a construção, a segunda, no papel nobre e humanitário, trabalha na reconstrução, recuperação de queimados, acidentados ou defeitos morfológicos. Ambas são benéficas para o corpo físico e social, principalmente porque potencializam o bem estar, ajudando a reparar males físicos e psicológicos, estimulam a socialização do paciente, eliminando fatores que conduzem a depressão. 

Assim como a moda, a beleza estética é o espelho da sociedade na qual vivemos, especialmente pela razão de não mais estarmos  na condição de elitistas uma vez que popularizou-se , ficando ao alcance de todos. 
Todo ser vivente esta convidado a penetrar neste universo fantástico chamado cirurgia plástica e participar das benesses que esta ciência oferece na metamorfose da pessoa humana . 
Integrante do grupo de ciências inexatas, tem como princípio basilar levar o binômio estética/auto estima, dentro do mais alto padrão de qualidade.

Estatisticamente, é crescente o volume de pessoas que procuram os consultórios médicos, pois é inegável que a cirurgia plástica melhora acentuadamente a qualidade físico-mental não havendo limites para sua ação, em um trabalho que respeita a individualidade de cada pessoa, melhorando corpo e face de uma forma praticamente natural.
Como respaldo de nossas afirmações, reportamo-nos ao trabalho científico, elaborado por um grupo de cientistas dinamarqueses que constatou que “as pessoas que apresentam ser mais jovens do que são ,vivem mais do que as que parecem mais velhas, e quanto maior a diferença de idade, maior probabilidade daqueles aparentemente mais velhos, morrerem primeiro.”

Viver bem consigo mesmo é um objetivo fundamental de todo ser humano. A beleza é uma condição perseguida por todos e a cirurgia estética com profissionalismo, trabalha nesse sentido e desnuda com maestria os labirintos que conduzem a esse ideal de beleza , de forma cientifica , direta e objetiva . 
A cirurgia plástica disponibiliza os mais variados tipos de cirurgias, tratamentos e técnicas de alto nível que proporcionam efeito satisfatório e imediato. São procedimentos que otimizam a beleza, cuja definição conceitual é pessoal e subjetiva, sendo temerário de nossa parte mesmo que busquemos inspiração no pensamento filosófico mais fluente da Era Moderna, arriscamos a tal .
Tudo nos induz a reflexão e nesse particular somos partidários do brocardo latino “definitio perniculosa est” cuja tradução é “toda definição é perigosa”.




Que a forma única e pessoal de cada um ver a beleza, irradie para os demais, novas perspectivas e novos conhecimentos para aplicação no dia a dia de nossa profissão, em nosso consultório, verdadeiro laboratório experimental. 
A cada artigo que publicamos, evidenciamos a importância, crescer e florir dessa ciência indivisível e benfazeja, expondo com conteúdo esclarecedor, seja na parte ética como comportamental. 

Por todos esses considerandos, restringimo-nos, unicamente, a definir beleza, no seu sentido gramatical, qual seja: “Beleza é um substantivo, derivado do adjetivo belo” e nada mais .

*Olyntho Gonçalves - Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet